-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
-
Incêndio atinge hospital e mata 10 recém-nascidos na Índia
-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
-
Rafael Fonteles apresenta protocolo de recuperação de celulares e Piauí Saúde Digital durante evento em Portugal
-
Sesapi comemora recertificação do Brasil como zona livre de sarampo e reforça a importância da vacina
Divulgação
Os Caminhões da Mamografia do Governo do Estado já realizaram 73.975 exames em 188 municípios do Piauí. O serviço é executado pela Secretaria da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara), e leva exames para a população feminina na faixa etária de 40 a 69 anos.
Desde o início das atividades, os caminhões buscam cobrir os vazios assistenciais identificados pelas equipes técnicas da Sesapi, ajudando a fortalecer a atenção básica voltada para o público feminino.
Todos os exames executados nos Caminhões da Mamografia são realizados por meio da regulação, com a paciente buscando a unidade básica de saúde (UBS) do seu município e pedindo a regulação para o serviço, sendo atendidas quando os veículos estiverem presentes no município em que a pessoa mora.
O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, destaca que os exames são bastante importantes, pois, segundo ele, além de assegurar o acesso a um serviço de saúde tão importante para as mulheres, também serve como forma de prevenção de possíveis problemas de saúde.
“Com os exames, essas mulheres podem identificar de forma precoce problemas que precisam de um tratamento rápido e dar início ao acompanhamento médico. Desde junho do ano passado estamos garantindo esses exames para a população feminina piauiense”, destaca o gestor.