-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
-
Rafael Fonteles apresenta protocolo de recuperação de celulares e Piauí Saúde Digital durante evento em Portugal
-
Sesapi comemora recertificação do Brasil como zona livre de sarampo e reforça a importância da vacina
-
Carretinha da Saúde inicia atendimentos para crianças no município de Jurema
-
Bombeiros Militares e Carteiros lançam oficialmente a Campanha Papai Noel dos Correios 2024
Divulgação
A partir desta sexta-feira, a Caixa Econômica Federal iniciará o crédito nas contas vinculadas ao FGTS referente à parcela do lucro de R$ 15,196 bilhões, obtido em 2023. O processamento seguirá a ordem dos estados, começando pelos menores e terminando com os maiores. De acordo com técnicos do banco, a previsão é que toda a operação seja finalizada até domingo.
MAIS DE 130 MILHÕES DE BENEFICIADOS
Serão contemplados 130,8 milhões de trabalhadores, que possuem 218,6 milhões de contas ativas e inativas com saldo em 31 de dezembro do ano passado. O valor a ser creditado é proporcional ao saldo, calculado com base no total de R$ 564,2 bilhões em contas.
Como gestora do FGTS, a Caixa tem até 31 de agosto para realizar os créditos, mas decidiu antecipar o processo. A distribuição do lucro foi aprovada pelo Conselho Curador do FGTS nesta quinta-feira.
COMO CONSULTAR O VALOR
Os trabalhadores podem verificar o valor a que têm direito por meio do aplicativo do FGTS, disponível nas lojas Google Play e App Store, ou pelo Internet Banking CAIXA, no caso dos clientes do banco. Para calcular o valor que cada trabalhador receberá, basta aplicar o fator de 0,02693258 sobre o saldo da conta.
REMUNERAÇÃO SUPERA A INFLAÇÃO
Com a distribuição dos lucros e a correção prevista por lei de 3% ao ano, somada à TR de 4,96%, já creditada mensalmente na conta do trabalhador, haverá um acréscimo de 2,82%, totalizando uma remuneração de 7,78%. Isso significa que o rendimento das contas superará a inflação registrada em 2023 por 3,16 pontos percentuais, ficando próximo do rendimento da poupança.