Cidade

Banco de sangue de Teresina enfrenta baixa nos estoques e busca doadores

Divulgação

O GSH Banco de Sangue de Teresina está com seus estoques de sangue, está registrando uma redução de 40% a 50% em relação ao necessário. Segundo informações profissionais do GSH os tipos O+, O- e A- estão em situação de escassez, o que compromete o atendimento a pacientes que dependem de transfusões.

Para reequilibrar os estoques, o banco precisa alcançar a meta de 455 bolsas de sangue tipo O+ em 30 dias, mas atualmente dispõe de apenas 273. Para os tipos O- e A-, são necessárias 90 bolsas cada, porém o banco possui apenas 51 de cada tipo.

O GSH Banco de Sangue atende seis hospitais da região, além de clínicas como a Maternidade Santa Fé e o Centro Ortopédico Teresina (COT), que dependem dos hemocomponentes para tratamento de pacientes.

O banco está localizado na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 367, Centro (Sul), 3º andar do Centro Clínico Hospital São Marcos – Ala B. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 18h, com estacionamento gratuito para doadores.

COMO DOAR?

As doações também podem ser feitas no Hemopi, que funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 18h, e aos sábados e feriados até as 17h. As unidades regionais de Picos, Parnaíba e Floriano atendem de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, exceto feriados.

- Idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização);
- Peso mínimo de 50 kg;
- Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos;
- Ter dormido ao menos 6 horas na noite anterior;
- Não ingerir álcool 12 horas antes da doação;
- Não fumar 2 horas antes da doação.

Os doadores devem apresentar documento oficial com foto, como RG ou CNH. Fotos ou digitalizações de documentos não são aceitas.