Cidade

Agendamento para vacina contra dengue em Teresina é esgotado em quatro minutos

Divulgação

Quatro minutos. Esse foi o tempo recorde que levou para que as doses da vacina contra a dengue em Teresina fossem esgotadas. As doses do imunizante estavam disponíveis para agendamento nesta terça-feia (21), destinadas a imunizar crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. A informação foi confirmada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A FMS havia disponibilizado um total de mil doses para esta etapa da campanha de vacinação, voltada especialmente para o público entre 10 e 14 anos. As doses se esgotaram rapidamente devido à alta demanda e à conscientização da população sobre a importância da imunização.

As novas doses que estavam disponíveis hoje (21) foram colocadas à disposição da população pois seriam “sobras de vacinas de pessoas que agendaram e por algum motivo e não compareceram à vacinação”.

Vale ressaltar que as novas vagas foram disponibilizadas após Teresina registrar mais uma morte por suspeita de dengue. A vítima foi a médica Laysa Lira, que faleceu neste domingo (19), 13 dias após o seu filho de 7 anos, Rafael Lira Martins, vir a óbito por complicações da dengue. Segundo a FMS, está sendo investigado se a causa da morte da médica foi de fato em decorrência da dengue.

PortalODia.com procurou a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) para obter mais informações sobre a vacinação contra a dengue no estado. Segundo o órgão, o estado, que conta com quase 10 mil casos prováveis da doença, está sem previsão de receber novas doses da vacina. A mesma situação foi reiterada pela FMS, onde destacou que abrirá novas vagas para agendamento assim que receber mais doses do imunizante pelo Ministério da Saúde.

Fonte:portalodia.com