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Serra, pedras e dunas criam dificuldades para pilotos de motos do Rally Piocerá 2023

No meio do caminho havia muitas pedras, além de subida de serra e dunas. Assim foi a segunda etapa do 36º Rally […]

Divulgação

No meio do caminho havia muitas pedras, além de subida de serra e dunas. Assim foi a segunda etapa do 36º Rally Piocerá, nessa quarta-feira (25), entre as cidades de Parnaíba (PI) a Camocim (CE). Um trecho de serra nos 258 quilômetros de prova complicou a vida dos pilotos de moto. Nesta quinta-feira (26), na terceira e penúltima etapa, o desafio tem 268 quilômetros, entre Camocim e Icaraí de Amontada, ambas em solo cearense. O evento tem o patrocínio do Governo do Piauí.

Jomar Grecco (Elite), Guilherme Portela (Graduado),  Dário Júlio (Over 40), José Martins dos Santos e Tiago Chaves Aires de Melo (Dupla Graduado), Gilmar Rodrigues Cipriano (Brasil), Paulo Picacio Barroso Cabral (Over 45), Sandro Hoffmann (Over 50), Cleber Esteves Sacramento (Over 55), Alvaro Sanguesa Weyne (Over 60), Fabio Rodrigo Campera (Intermediária) e Antonio Campos (Novato) e Benito Malvaccini Lopardi / Matheus Schettini Knupp Dupla Novato) foram os vencedores do dia.

Com duas vitórias, Jomar Grecco lidera a categoria Elite, assim como Dário Júlio (Over 40) e Sandro Hoffmann (Over 50) estão na ponta das respectivas categorias (confira abaixo a relação com todos os líderes). “Foi um dia com trilhas mais técnicas e rápidas. Apesar de o número um não pegar rastro, consegui vencer mais uma e ficar na liderança. O terceiro dia será o mais longo, mas vou tentar segurar o primeiro lugar”, afirma Jomar Grecco, capixaba e atual bicampeão das motos.

Acostumado com a geografia de Minas Gerais, Dário Júlio não sentiu tanto como os adversários o terreno de pedras. “A atenção à navegação foi o mais importante. Em um trecho da trilha pegamos uma serra e acho que é isso o que vai definir a classificação da prova. Chegamos na metade do rali e agora é só manter a atenção”, diz o mineiro da Over 40, que busca a sétima conquista.

O veterano Sandro Hoffmann, maior vencedor da competição, com 13 títulos, destacou justamente as pedras que encontrou pelo caminho. “O dia foi muito bacana, médias mais puxadas, trilhas bem selecionadas e algumas partes do percurso com desenho que exigiam decisão rápida do piloto. Foram mais de oito horas em cima da moto e teve ainda uma trilha de pedra, na qual a habilidade foi primordial, que exigiu bastante técnica do piloto”, conta o piloto da Over 50.

Guilherme Portela, que sofreu uma queda na primeira etapa, festejou o resultado na Graduado. “Foi tudo tranquilo no dia e só de ter sido assim já é um ponto positivo. Fizemos um percurso com muitos laços e duas serrinhas, mas deu tudo certo. Foi bom, consegui a vitória e vou manter o foco para tentar uma melhor colocação”, pontua o piloto de Teresina (PI).

A 36ª edição do Rally Piocerá começou em Barreirinhas (MA). De lá, a caravana seguiu para Parnaíba (PI). Nesta quarta-feira, o evento parte Camocim (CE), Icaraí de Amontada (CE) até chegar na Praia do Cumbuco, no município de Caucaia (CE). Participantes de todas as regiões do país e estrangeiros estão inscritos para essa aventura, que inclui também categorias destinadas exclusivamente ao turismo. A competição é válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA). Para as bikes, a prova é de Cross-Country Stage Race (XCS).
O Rally Piocerá 2023 tem patrocínio da Monster, Consórcio Honda, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Piauí – CCom, Governo do Estado do Maranhão – Sedel e Drogaria Globo; copatrocínio da Goodyear, Audax, Reron, Sebrae Maranhão e Sebrae Piauí, além do apoio  das prefeituras de Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI), Camocim (CE), Icaraí de Amontada (CE) e Caucaia (CE). A supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.