Cultura

Espaço Cultural Mestre Joaquim Carlota é entregue após reforma e modernização

Mestre Joaquim Carlota foi o nome escolhido para o Centro Cultural inaugurado em 2016, na cidade de Bom Jesus, que agora, após reforma e modernização, foi reaberto ao público

O espaço levo o nome de um dos maiores tocadores de rabeca da cidade, responsável por manter viva a tradição. Além de ser a “casa” da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus, o Centro abriga alunos e professores dos cursos de teatro e de dança.

O local ganhou nova fachada com uma rabeca de cinco metros de altura, além de salas climatizadas. Possui também um memorial com 12 rabecas que conta a história do instrumento e da sua tradição em Bom Jesus, uma galeria de fotos com registros do espetáculo da Paixão de Cristo, encenada no São da Serra e de outros festivais realizados no município. O espaço possui também dormitórios, banheiros e cozinha para atender alunos e principalmente os professores que saem de outras cidades para ministrar as aulas.

“O Centro Cultural Mestre Joaquim Carlota é uma das casas mantidas pela Secult que nos dá grande orgulho, assim como todas as outras. Mas quando se trata de perpetuar uma tradição, tudo fica mais especial, porque é manter viva a cultura raiz. É a oportunidade que esses alunos têm de mostrar seu talento ao público, tendo aulas em um espaço adequado e estruturado”, afirma o secretário estadual da Cultura, Carlos Anchieta.

A reforma e modernização do Espaço Cultural Mestre Joaquim Carlota foi realizada com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec) e patrocínio do Paraíba.

Powered by Froala Editor