Cultura

Caravana vai percorrer o Piauí fortalecendo a cultura no estado

Divulgação

Com o compromisso de valorizar, reconhecer e dinamizar a cultura piauiense, a Secretaria de Cultura do Estado do Piauí lança a Caravana PNAB Piauí. A ação itinerante faz parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura , criada pela Lei nº 14.399 em 2022 para impulsionar a cultura em todo o país. A caravana tem como objetivo levar formação e apoio técnico aos fazedores de cultura em todo o estado, capacitando agentes culturais em suas próprias comunidades.

A ação estará nesta quinta-feira (7), em Coronel José Dias e depois segue para Valença do Piauí, Amarante, Teresina, Boa Hora e Comunidade Quilombola Saco do Curtume. A caravana percorrerá diversas cidades, promovendo encontros formativos com a coordenação de Shaolin Barreto, músico e assessor em políticas públicas de cultura, membro da Comissão Nacional de Acompanhamento e Participação Social da PNAB do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).

Durante a caravana, técnicos especializados estarão à disposição para apresentar os editais, esclarecer dúvidas e fornecer orientações práticas para qualificar a participação dos produtores culturais em processos de seleção de projetos e premiações. Os participantes receberão orientações detalhadas sobre as etapas dos editais, bem como apoio na elaboração de propostas competitivas.

"Essa caravana representa o reconhecimento da importância da cultura no fortalecimento da identidade do nosso povo e na promoção do desenvolvimento social.  O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Cultura, está empenhado em proporcionar oportunidades e fomentar a cultura em todos os municípios. Que a Caravana PNAB seja uma porta de entrada para um futuro ainda mais promissor para a cultura piauiense, onde cada fazedor de cultura se sinta incluído, valorizado e apoiado", pontuou a secretária de Estado da Cultura, Ingrid Pereira.

A Caravana PNAB Piauí reafirma o compromisso do Governo do Estado do Piauí com o desenvolvimento e fortalecimento da cultura local, levando capacitação e incentivo aos agentes culturais. O movimento fomenta a inclusão cultural, criando oportunidades para que as expressões culturais do nosso estado sejam cada vez mais valorizadas.

Cronograma de Atividades

7 de novembro – Coronel José Dias  
9 de novembro – Valença do Piauí  
10 de novembro – Amarante (Museu Indígena)  
11 de novembro – Teresina (busca ativa na rua)  
12 de novembro – Boa Hora (Reisado)  
13 de novembro – Comunidade Quilombola Saco do Curtume