Polícia

Piauí avança na segurança e no trânsito com conclusão de estágio para policiais

Divulgação

Na manhã deste sábado (17/08), foi concluído o Primeiro Estágio de Operações de Trânsito do Estado do Piauí, realizado entre os dias 12 e 17 deste mês. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Segurança Pública, através da Superintendência de Operações Integradas (SOI), Diretoria de Operações de Trânsito (DOT) e do Comando de Trânsito uda Polícia Militar do Piauí, contou com a participação integrada das principais forças de segurança do estado.

O curso teve como objetivo capacitar os profissionais da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) Polícia Civil do Piauí (PC-PI), Pericia Criminal, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF), para a realização de operações conjuntas, com foco no combate à violência no trânsito, além da prevenção e repressão aos crimes de roubo e furto de veículos.

Os participantes do estágio passaram por uma série de treinamentos, que abordaram desde a identificação de fraudes veiculares e documentais, até as técnicas de abordagem policial e atendimento pré-hospitalar tático. A programação combinou atividades teóricas e práticas, preparando os agentes para enfrentar os desafios reais das ruas.

O encerramento do estágio foi marcado por um exercício de tiro no Batalhão de Operações Especiais (BOPE), com o objetivo de aprimorar a técnica e garantir a segurança dos agentes em situações de alto risco.

O Diretor de Operações de Trânsito, Fernando Aragão, destacou a importância do curso para a capacitação dos profissionais envolvidos no combate ao roubo e furto de veículos, enfatizando que a formação não apenas aprimora as habilidades dos agentes, mas também contribui significativamente para a segurança pública.

“Essa capacitação faz parte das ações do Governo do Estado do Piauí para fortalecer a segurança no trânsito e garantir a integridade da população, bem como assegurar a eficácia das operações de combate a crimes relacionados ao roubo e furto de veículos. A integração entre as diferentes forças de segurança é um passo fundamental para a construção de um ambiente mais seguro para todos”, pontuou o diretor.