Polícia

PF faz buscas contra suspeitos de favorecimento ilícito em editais com recursos da Lei Aldir Blanc no PI

Divulgação

A Polícia Federal do Piauí deflagrou, com o apoio da Controladoria Geral da União – CGU, na manhã desta quinta-feira (29), a Operação Front Stage, que investiga agentes públicos e pessoas jurídicas agraciadas em editais culturais, promovidos em 2020 pela Secretaria de Cultura do Estado do Piauí, e custeados com recursos da Lei Aldir Blanc.

Os investigados são suspeitos de crimes contra Administração Pública e crimes de lavagem de dinheiro, resultantes de favorecimento nos editais.

Cerca de 25 policiais federais e dois auditores da CGU/PI foram mobilizados para cumprir seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina e Floriano, a 244 km da capital. Todas as ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

As investigações tiveram início a partir de denúncia. A PF e pela CGU identificaram, então, vínculos e transações financeiras entre as pessoas jurídicas supostamente favorecidas e agentes públicos da Secretaria. Um dos envolvidos, segundo a PF, apresentou evolução patrimonial incompatível com os seus rendimentos em período posterior à realização dos mencionados editais culturais.
 

Fonte:G1