Polícia

Passageira é presa com 15 tabletes de cocaína em ônibus na BR-316, em Valença

Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu neste domingo (16) uma passageira de 21 anos de idade na BR-316, na altura da cidade de Valença, interior do Estado. De acordo com informações da PRF, ela estava carregando 15 tabletes de cocaína na bagagem. O ônibus que fazia a rota Salvador/Timon. A droga saiu da capital baiana com direção a Imperatriz, no Maranhão.

Durante a fiscalização de rotina, a passageira de 21 anos, que não teve a identidade revelada despertou suspeitas ao não fornecer informações claras sobre sua viagem e também demonstrar nervosismo. Após verificação da bagagem, a mulher confessou ter recebido a droga de um motorista por aplicativo em Salvador.

O objetivo era transportar a droga até Imperatriz, no Maranhão, onde ela receberia uma quantia em dinheiro pelo serviço. Como os fatos indicam a possível configuração do crime de tráfico de drogas, a passageira foi enquadrada no artigo 33 da Lei 11.343/2006, que prevê que, vender, comprar, produzir, guardar, transportar, importar, exportar, oferecer ou entregar para consumo, mesmo que de graça, dentre outras condutas.

A pena é de 5 a 15 anos de reclusão, com pagamento de multa de 500 à 1500 dias-multa. As apreensões de cocaína têm se tornado comuns no Piauí. Segundo a PRF, o estado se tornou rota do tráfico de drogas na região. Em maio deste ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou no Piauí a maior apreensão de cocaína do Brasil até o momento. Foram apreendidos 675 tabletes de substância análoga a cocaína e mais 100 tabletes de pasta base. A droga estava escondida em meio a um carregamento de milho, e foi avaliada pela PRF em mais de R$ 133 milhões.

Tabletes de substância análoga a cocaína apreendidos em Picos. - (Divulgação / PRF)
Divulgação / PRF 
Tabletes de substância análoga a cocaína apreendidos em Picos.

A ação começou na BR 020, inicialmente em Santo Antônio de Lisboa (PI) seguindo para Picos (PI), com apoio da Polícia Militar (PM). De acordo com informações do Inspetor Adel Barbosa, uma equipe da PRF abordou o condutor e um passageiro do veículo. O veículo em questão, um VW/29.520 METEOR 6X4 (caminhão), de cor branca, era conduzido por um homem de 36 anos, acompanhado por um homem de 32 anos. Durante a abordagem, os ocupantes demonstraram nervosismo e deram respostas inconsistentes às perguntas dos policiais, levantando suspeitas sobre a carga.

 O volume apreendido representa quase três vezes o total de cocaína apreendida no estado do Piauí em todo o ano de 2023, confirmando-se como a maior apreensão de cocaína do país em 2024.