Polícia

Esquema de roubo de cargas é desarticulado em Teresina; 5 pessoas presas

Esquema de roubo de cargas é desarticulado em Teresina; 5 pessoas presas - Imagem: Divulgação/SSP-PI

Na tarde de quarta-feira (24), um esquema de roubo de cargas foi desarticulado na zona Sudeste de Teresina, próximo ao Mercado do Peixe. A operação 'Draco 140' ocorreu após uma investigação que iniciou com o roubo de uma carreta carregada de cerveja na zona rural do município de Monsenhor Gil, no qual o motorista da carreta foi mantido em cárcere por alguns dias.

SOBRE A INVESTIGAÇÃO

Durante o curso da investigação, os agentes localizaram um galpão em Teresina, utilizado pela organização criminosa tanto para desmanche de caminhões e carretas roubadas quanto para o transbordo das mercadorias subtraídas. 

A operação estava inicialmente programada para ser deflagrada na manhã desta quinta-feira (25), para cumprimento de um mandado de prisão. No entanto, observações feitas pelos policiais do Draco no local identificaram atividades suspeitas, incluindo a entrada e saída de um caminhão carregado, o que motivou uma abordagem imediata.

Esquema de roubo de cargas é desarticulado em Teresina; 5 pessoas presas - Imagem: Divulgação/SSP-PIEsquema de roubo de cargas é desarticulado em Teresina; 5 pessoas presas - Imagem: Divulgação/SSP-PI

MATERIAIS APREENDIDOS E PRISÕES

Na ação, foram encontrados no galpão quatro caminhões carretas com registros de roubo e furto, além de uma carreta carregada com mercadoria de trigo roubada. Também foram apreendidos uma arma de fogo, várias munições, uma quantidade considerável de entorpecentes e uma balança de precisãoCinco pessoas foram presas, incluindo um casal responsável pela administração do galpão utilizado pela organização criminosa.

"Ao tomar conhecimento do roubo da carreta de cerveja, iniciamos uma investigação detalhada. Identificamos e monitoramos o galpão utilizado pela organização criminosa, que culminou na abordagem e apreensão de materiais roubados e na prisão dos envolvidos", afirmou o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco.

A ação foi realizada pela Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).