-
Estudo revela alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco
-
Estudantes de Lagoa Alegre representam o Brasil em feira de tecnologia na Austrália
-
CCJ aprova proibição do uso de celulares nas escolas do Piauí
-
Criança de apenas dois anos morre eletrocutada na zona sul de Teresina
-
Presidente da Badespi apresenta avanços no empreendedorismo do Piauí em reunião com o governador Rafael Fonteles
Quatro cidades piauienses são contempladas com novos investimentos no PAC de Resíduos Sólidos
Divulgação
O Ministério da Casa Civil anunciou a lista de projetos vencedores no novo PAC – Seleções Resíduos Sólidos, destacando investimentos que irão beneficiar 442 municípios em 24 estados brasileiros. No Piauí, as cidades de Cristino Castro, Floriano, Pimenteiras e Regeneração foram selecionadas para receber parte dos mais de R$ 703 milhões de recursos. Esses valores, provenientes do Orçamento Geral da União (OGU) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), serão direcionados para a execução de obras e aquisição de equipamentos voltados à gestão de resíduos sólidos.
No total, 81 propostas foram escolhidas, sendo que 44 delas são de municípios do Nordeste, o que destaca a região como uma das mais beneficiadas. As outras regiões contempladas incluem o Norte, Sudoeste, Centro-Oeste e Sul, abrangendo estados como Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, entre outros. O investimento se concentra principalmente na melhoria das estruturas de coleta seletiva e no fortalecimento de ações para o tratamento e disposição final de resíduos sólidos.
A nova modalidade do PAC visa promover a sustentabilidade e modernização da gestão de resíduos, com a implementação de soluções para o tratamento de resíduos urbanos e a criação de infraestrutura para a disposição final em aterros sanitários. Além disso, o projeto vai apoiar a aquisição de veículos e equipamentos especializados, contribuindo para a ampliação e eficiência das atividades de coleta seletiva nas cidades contempladas.
Outro destaque do programa é a mobilização de cooperativas e associações de catadores, com a expectativa de envolver 76 grupos em ações de gestão de resíduos. A iniciativa visa gerar mais de 33 mil postos de trabalho diretos e indiretos, beneficiando comunidades e promovendo a inclusão social no processo de sustentabilidade ambiental.