Cidade

Programa Passo à Frente realiza atendimentos no Território da Serra da Capivara

Este é um programa importante que trabalha acessibilidade e inclusão.

Divulgação

Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Associação Reabilitar, realizam nesta quarta-feira (31) a segunda fase de atendimentos para concretizar mais uma etapa do Programa Passo à Frente. Estão sendo atendidos pacientes do Território da Serra da Capivara.

Nesta fase, os profissionais estão coletando dados sobre as órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs) que serão concedidos nessa nova etapa do projeto no território da Serra da Capivara. O atendimento está sendo realizado no município de São Raimundo Nonato. No último dia 29, o município de São João do Piauí também recebeu o atendimento da equipe.

Essa nova etapa do programa contemplará os territórios dos Tabuleiros do Alto Parnaíba, Serra da Capivara e Vale do Canindé. Atualmente o atendimento está sendo realizado no território da Serra da Capivara.

Um primeiro momento com todos os municípios de cada território já foi realizado, explicando aos profissionais e gestores municipais como cada fase será organizada e acontecerá para beneficiar a população. O Programa Passo à Frente busca promover o acesso a OPMs, além de confecção de adaptações, ajustes e pequenos consertos nos equipamentos já utilizados pela população.

Cada etapa do programa é dividida em três fases, sendo elas a articulação com os municípios, atendimento especializado para realização de medidas e moldes gessados e por fim as concessões das OPMs. A nova etapa do programa não possui um limite de atendimentos e somente no primeiro território de saúde, Território do Alto do Parnaíba, foram realizados mais de 900 atendimentos com as populações dos municípios.

“Esperamos um número ainda maior de atendimentos no território da Serra da Capivara. Este é um programa importante que trabalha acessibilidade e inclusão diretamente com a população que realmente precisa. Os atendimentos para realizar medições e coleta de dados das OPMs para o território do Vale do Canindé irão acontecer de 12 a 16 de junho, pedimos para que os municípios encaminhem seus pacientes para serem atendidos e possam ser beneficiados pelo programa”, disse a coordenadora da pessoa com deficiência da Sesapi, Daniele Reis Monteiro.