Cidade

Proclamação da República: saiba o que abre e fecha no dia 15 de novembro em Teresina

Divulgação

Nesta quarta-feira, 15 de novembro, o feriado nacional do Dia da Proclamação da República, deve alterar o funcionamento de serviços em todo o Piauí. Na capital, Teresina, lojas, supermercados e shoppings devem estar abertos; já os bancos e serviços públicos estarão fechados.

Segundo o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), durante o feriado da Proclamação da República, as lojas do Centro e bairros poderão abrir.

“Comunicamos que é autorizado o funcionamento do comércio lojista em geral no dia 15 de novembro (Dia da Proclamação da República), mediante pagamento da importância de R$ 80,00 para cada empregado que laborar neste dia”, informou o comunicado do Sindilojas. 

Sindicato dos Comerciários de Teresina (Sindcom) informou que estabelecimentos lojistas, varejistas, shoppings, loterias, supermercados e atacados poderão abrir mediante pagamento dos funcionários. Farmácias também devem permanecer abertas. 

Outros serviços

O Governo do Piauí e a Prefeitura de Teresina informaram que todos os órgãos da administração pública direta e indireta não vão funcionar, com exceção dos serviços públicos essenciais. As atividades retornam ao horário normal de funcionamento na quinta-feira (16).

Bancos

Agências bancárias também não abrem para atendimento ao público na quarta-feira. Contudo, caixas eletrônicos e áreas de autoatendimento estarão disponíveis para saques, além de transferências e pagamento de contas.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Mas caso isso não ocorra, contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento em 15 de novembro poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, na quinta-feira (16). Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

A entidade recomenda que, para maior comodidade e conveniência, os clientes e o público em geral podem evitar o comparecimento presencial nas agências bancárias utilizando os canais digitais dos bancos, como internet banking e atendimento telefônico.