-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
-
Em Londres, Silvio Mendes visita projetos que poderão ser implantados em Teresina
-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
Prefeitura de Teresina disponibiliza serviço para mulheres em situação de vulnerabilidade
O Serviço Florescer é um programa da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM), que oferece apoio e oportunidades para mulheres e suas crianças que vivem em condições de vulnerabilidade na capital piauiense.
O Serviço Florescer conta com quatro unidades, localizadas nas zonas Sudeste, Norte, Sul e Rural de Teresina (Povoado Salobro). Foto (Ascom/SMPM).
O Serviço Florescer é um programa da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM), que oferece apoio e oportunidades para mulheres e suas crianças que vivem em condições de vulnerabilidade na capital piauiense. O serviço busca promover a cidadania e a dignidade das mulheres, por meio de atividades educativas, socioemocionais, culturais e profissionalizantes.
A secretária da SMPM, Karla Berger, destaca que o objetivo do Serviço Florescer é fortalecer a autoestima e a autonomia financeira das mulheres em situação de vulnerabilidade em Teresina. “São oportunidades que essas mulheres nunca tiveram para além do lar. Elas se empoderam, se enxergam como capazes. É o benefício da qualificação: atribuir poder para elas”, afirma.
O programa foi fundado em 2015 e reformulado na atual gestão do prefeito Doutor Pessoa, ampliando o seu público-alvo e o seu alcance territorial. Hoje, o Serviço Florescer conta com quatro unidades, localizadas nas zonas Sudeste, Norte, Sul e zona Rural de Teresina (Povoado Salobro). Cada unidade tem capacidade para atender 100 mulheres e suas crianças de um a dois anos e onze meses.
Para participar do Serviço Florescer, as mulheres interessadas devem se inscrever nas sedes do programa em suas respectivas regiões, levando alguns documentos pessoais e das crianças, caso queiram inscrevê-las também. As inscrições começaram no dia 04 de janeiro e seguem durante todo o ano de 2023, enquanto houver vagas.
No Serviço Florescer, as mulheres têm acesso a cursos de capacitação profissional, como manicure e pedicure, balconista de farmácias e atendimento, em parceria com a Fundação Wall Ferraz. Além disso, elas participam de oficinas de artesanato, rodas de conversa, palestras sobre direitos humanos, saúde, violência doméstica e familiar, entre outros temas. As crianças ficam sob os cuidados de educadoras sociais, que realizam atividades lúdicas e pedagógicas com elas. Ao completarem três anos, as crianças são encaminhadas para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
A coordenadora do Serviço Florescer Sul, Laryssa Sousa, explica que o programa também faz um trabalho de acolhimento e inserção social das mulheres e suas crianças na comunidade. “Estamos fazendo esse acolhimento e inserindo novas mulheres, que são mulheres na comunidade, juntamente com suas crianças, se for o caso. Elas podem vir aqui no Serviço Florescer e a partir daí vamos desenvolvendo as atividades durante o ano”, diz.
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta
das 7:30 às 17:00 horas
Unidades:
Florescer Norte
Rua Antonio Pedro, 629 – Matadouro
Florescer Sudeste
Rua Santa Luzia, S/N – Alto da Ressurreição
Florescer Zona Rural
Povoado Salobro
Florescer Sul
Rua Mucuripe, S/N, Vila Santa Rita – Promorar