-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
-
Em Londres, Silvio Mendes visita projetos que poderão ser implantados em Teresina
-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
Divulgação
Somente este ano, foram detectados no Piauí um total de 10.965 focos de incêndios ativos. Os números são da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e mostram como as altas temperaturas, baixa umidade e ação humana têm causado estragos no estado, em especial nos municípios do Sul, região do semi-árido.
Segundo a Semarh, os municípios mais atingidos com os focos de incêndios são: Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Corrente, Currais, Manoel Emídio, Palmeira do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Uruçuí, Santa Filomena, São Gonçalo do Gurguéia, todos localizados no extremo Sul do estado.
Entre as medidas para prevenção desses incêndios está a capacitação de novos brigadistas florestais municipais, e Educação Ambiental nas comunidades, já que grande parte dos incêndios são causados pela ação humana em práticas antigas de queima de lavouras, entre outros.
Uma cartilha com orientações para as comunidades, brigadistas e órgãos públicos foi distribuída com noções básicas dos perigos e formas de controle e prevenção do fogo.
Para maiores informações sobre como evitar e o que fazer quando o fogo já tiver se espalhando, a Semarh orienta ligar para o 193 do Corpo de Bombeiros e comunicando a secretaria, por meio da Coordenação de Incêndios Florestais, pelo número (86) 9 9421-6693.