-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
-
Em Londres, Silvio Mendes visita projetos que poderão ser implantados em Teresina
-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
-
Incêndio atinge hospital e mata 10 recém-nascidos na Índia
-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
Piauí foi o único estado do Matopiba a apresentar redução nos índices de desmatamento do Cerrado
Divulgação
O estado do Piauí foi o único da região do Matopiba que apresentou diminuição nos índices de desmatamento no bioma Cerrado. Já em um cenário nacional, dos 13 estados que possuem vegetação do tipo Cerrado, o Piauí foi um dos cinco que apresentaram redução na supressão da vegetação. Os dados foram apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O Matopiba é o território que se estende pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e compreende a vegetação Cerrado. Ele é considerado a última fronteira agrícola do país, apresentando grandes potenciais no plantio, em especial da soja.
Os dados fazem parte do mapeamento realizado pelo INPE, através do projeto Prodes Cerrado, que busca acompanhar a evolução do desmatamento deste bioma. Segundo os resultados do mapeamento referente a 2023, no Piauí houve uma variação de -5,5% da área suprimida, compreendendo uma área total de 61,27 km². Os únicos estados que possuem vegetação Cerrado e apresentaram diminuição na supressão do bioma foram Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí e São Paulo. Esses números colocam o Piauí como o único da região do Matopiba que apresentou redução na área desmatada.
Esses dados são resultados do investimento e esforços do Governo do Estado na manutenção e preservação do meio ambiente, em especial o cerrado piauiense. Somente no primeiro semestre de 2023, houve um crescimento de 166% na fiscalização, refletindo na diminuição em 59%, enquanto o número de áreas embargadas cresceu 1.484,87% e o de multas lavradas aumentou 767%.