-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
-
Em Londres, Silvio Mendes visita projetos que poderão ser implantados em Teresina
-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
Divulgação
Encerram-se neste domingo (22) as inscrições para o Vestibular 2024 do Instituto Federal do Piauí (IFPI), que oferece 2.465 vagas em cursos superiores em 17 cidades do Piauí. Uma das novidades deste ano é a inclusão das disciplinas de Literatura, Geografia e História do Piauí no conteúdo programático do processo seletivo.
As inscrições devem ser feitas no site da instituição e é obrigatório ter uma conta gov.br. Se o candidato não tem cadastro, deverá criá-lo primeiro. Ela é gratuita e feita de forma simples e rápida.
O pagamento da taxa de inscrição é no valor de R$ 40 e poderá ser feito até 23 de outubro, exclusivamente no aplicativo, nas agências e caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou seus correspondentes bancários.
As vagas do vestibular são para as cidades de Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença.
Isenção da taxa de inscrição
O candidato que pertença a uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal por pessoa seja inferior ou igual a meio salário mínimo, poderá pedir isenção da taxa de inscrição. O pedido deve ser feito no ato da inscrição, mediante escolha da inscrição do tipo "Isento" e indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico, e documento de identificação RG.
Heteroidentificação
Obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.
O candidato com inscrição confirmada que não enviar os documentos previstos dentro do período estabelecido no cronograma do edital ou tiver sua solicitação de heteroidentificação indeferida será remanejado para concorrer às vagas de ampla concorrência.
Prova
No dia 26 de novembro, os candidatos farão uma prova objetiva e uma redação. A prova objetiva contará com 70 questões de múltipla escolha. Já a prova de redação constará de produção de um texto dissertativo-argumentativo, no gênero prosa. O resultado final será divulgado a partir do dia 29 de dezembro.