-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
-
Em Londres, Silvio Mendes visita projetos que poderão ser implantados em Teresina
-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
Divulgação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta sexta-feira (25/08), um aviso de onda de calor com grande perigo para quase todo o Piauí. Conforme o aviso, pode haver Hipertermia/Risco de morte. O alerta também relembra a temperatura de 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias.
A hipertermia acontece quando o corpo fica com uma temperatura mais elevada do que o normal. A temperatura corporal pode ultrapassar os 40 °C, e, se ela não for tratada da forma correta, o paciente pode vir a óbito.
Ao todo, há três tipos de alerta para o Piauí:
- Alerta amarelo - baixa umidade (perigo potencial) / permanece até 28/08/2023 às 20h00min
- Alerta laranja - baixa umidade (perigo) / permanece até 28/08/2023 às 20h00min
- Alerta vermelho - onda de calor (grande perigo)/ permanece até 28/08/2023 às 18h00min
Ao Conecta Piauí, o climatologista Werton Costa explicou o alerta vermelho trata-se de um quadro de agravo muito forte.
"Na verdade, quando nós temos um alerta de padrão vermelho para temperatura, nós temos aí um quadro de agravo muito forte, então, em condições de temperatura muito elevada, a saúde está ameaçada. As pessoas tem que ter muito cuidado. Ao se expor ao sol buscar compensar essa condição desagradável com a hidratação, usar protetor solar, usar qualquer tipo de anteparo que possa diminuir o impacto da radiação sobre seu corpo", informou o climatologista.
O Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense e Sudoeste Piauiense são as regiões atingidas pelo alerta vermelho de onda de calor.