-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
-
Em Londres, Silvio Mendes visita projetos que poderão ser implantados em Teresina
-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
Incêndio atinge vegetação em fazenda há 10 dias em Canto do Buriti (Foto: Corpo de Bombeiros)
Um incêndio de grandes proporções atinge, desde a última segunda-feira (14), a vegetação de uma fazenda no município de Canto do Buriti, no Sul do Piauí. A região afetada fica a aproximadamente 12 quilômetros do Parque da Serra das Confusões, a maior reserva de Caatinga do Brasil.
Nesta quarta-feira (23), um helicóptero da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) foi acionado para prestar auxílio no combate ao incêndio. Essa mobilização foi coordenada após um pedido conjunto realizado pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros e pelo Gerente de Aviação do Piauí, o Coronel Gomes.
Em um período de dez dias, a área de destruição provocada pelas chamas se expandiu por cerca de 17 km e já consumiu uma área total de 7.223 hectares. Segundo o Capitão do Corpo de Bombeiros de Cantro do Buriti, William Borgeo, o helicóptero irá auxiliar os brigadistas no combate ao incêndio.
“O incêndio se encontra a uma distância de apenas 12 km da Serra das Confusões e nós estamos tentando controlá-lo há cinco dias. O helicóptero vai ser o vetor para auxiliar no combate ao fogo e também será utilizado para transportar água em uma bolsa acoplada. Ele também ficará responsável por levar os agentes até o local de trabalho. Embora não possamos expressar opiniões das autoridades quanto às investigações, dada a magnitude do incidente, a polícia ambiental vai investigar as causas do incêndio", afirmou.
Canal para denúncias de queimadas
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) inaugurou um canal de atendimento via WhatsApp (número: (86) 9 9421-6693) para assistência em situações de emergência e denúncias de atividades ilegais de queima. A iniciativa faz parte do Plano de Ações da Semarh para Prevenção e Controle de Queimadas, lançado no final de julho de 2023 no âmbito do programa ECO Piauí.