-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
-
Em Londres, Silvio Mendes visita projetos que poderão ser implantados em Teresina
-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
-
Incêndio atinge hospital e mata 10 recém-nascidos na Índia
-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
Divulgação
Com o objetivo de simplificar procedimentos, a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) atualizou o sistema Gov.pi Empresas que passa a disponibilizar a abertura simultânea de matriz e filial de empresa.
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, explica que a funcionalidade oferece mais agilidade ao registro empresarial. “Estamos sempre buscando formas de racionalizar procedimentos e atualizar o Gov.pi Empresas para torná-lo mais simples para os nossos usuários. Com essa funcionalidade, o empresário ganha tempo, haja vista que não precisa esperar a constituição da matriz para abrir uma filial”, afirma a gestora.
Para realizar a abertura de matriz e filial em um único processo, é preciso preencher os dados referentes à abertura da matriz (viabilidade, Documento Básico de Entrada (DBE) e Ficha de Cadastro Nacional (FCN)). Após a geração do protocolo e a transmissão da FCN da matriz, o sistema habilita a função "Adicionar Eventos para Filial".
Para a filial, devem ser preenchidos também a viabilidade e a FCN. Após essas etapas, o usuário deve gerar o contrato padrão de abertura da matriz que incluirá cláusula referente à filial. Também será cobrada a taxa referente à abertura de filial no mesmo processo da matriz. Com a taxa paga, o processo deve ser protocolado para ser analisado.
A Jucepi ressalta a importância de preencher corretamente as informações nas etapas de consulta prévia, DBE e FCN para impedir inconsistências no contrato padrão gerado pelo sistema. Se for utilizar o modelo próprio de contrato, não esquecer de incluir cláusula de abertura da filial.
Para abrir uma empresa matriz ou filial, acesse www.piauidigital.pi.gov.br.