-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
-
Em Londres, Silvio Mendes visita projetos que poderão ser implantados em Teresina
-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
Funcionários públicos municipais iniciam formação em Libras ofertada pela Semec
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) iniciou hoje (9), no Centro de Formação Odilon Nunes, zona Norte de Teresina, a formação de Língua Brasileira dos Sinais (Libras) voltado a servidores públicos municipais de Teresina.
Divulgação
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) iniciou hoje (9), no Centro de Formação Odilon Nunes, zona Norte de Teresina, a formação de Língua Brasileira dos Sinais (Libras) voltado a servidores públicos municipais de Teresina. O curso é referente ao Edital Nº 006/2023, cujo resultado foi divulgado na última terça-feira (8).
As aulas iniciaram às 8 horas, com o módulo Libras básico, ministradas pelo professor da Rede municipal de Ensino, Rafael Alves, atuante em Educação Inclusiva. Ele destaca a importância dessa formação para garantir acessibilidade a pessoas surdas em todos os setores da sociedade. “Antes, se pensava que a formação de Libras era responsabilidade apenas do professor, mas as pessoas esquecem que o surdo sai da escola, ele tem vida social, então ele está em todos os lugares”, pontua o professor.
Amanhã (10) inicia o módulo Libras Avançado e sexta-feira (11) começa o módulo Libras Conversação, uma novidade no curso, o qual pretende tornar os formandos fluentes em Libras. “A principal importância que eu destaco é favorecer a acessibilidade, para quando o surdo precisar de segurança, de saúde, ele possa ser muito bem atendido e recebido”, finaliza o professor Rafael.
Os módulos terão 120 horas de duração, com final previsto para 7 de dezembro de 2023 e emissão de certificado para formados que cumprirem no mínimo 75% da carda horária (90 horas). A profissionalização em Libras ocorre como cumprimento da Lei 10.436/2010, da Lei Nº 14.191/2002 e do Decreto N°5.626/2005, que tratam sobre a inclusão da acessibilidade para pessoa surda nos órgãos públicos, por meio da Libras.