-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
-
Em Londres, Silvio Mendes visita projetos que poderão ser implantados em Teresina
-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
-
Incêndio atinge hospital e mata 10 recém-nascidos na Índia
-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
Divulgação
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou nesta quarta-feira (29) da entrega do Parque Recreativo do CMEI Parque Firmino Filho, localizado na zona Norte da capital. A implantação do Parque faz parte da parceria entre a Fundação Abrinq e a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). Também foi entregue durante o evento materiais didáticos para realização de atividades infantis.
Dr. Pessoa, ressaltou que as crianças precisam estar em contato com a natureza, saindo um pouco da sala de aula, conhecer novas didáticas da educação infantil.
“ As crianças devem estar emparedadas na hora de receber a aula didática, mas tem que estar em contato com a natureza, com o seu semelhante e com a natureza de modo geral, um ambiente mais saudável e atrativo. É a aplicação da educação , por meio do brincar”, disse.
A Fundação Abrinq está realizando a doação de parquinhos para 11 creches municipais na região Nordeste do Brasil, por meio do Programa Creche para Todas as Crianças. Teresina é um dos municípios beneficiados com a iniciativa e vai ganhar três novos espaços.
O Programa Creche para Todas as Crianças desenvolve diversas ações, como a reforma de espaços físicos, a distribuição de acervos pedagógicos e a realização de atividades de formação para educadores. Estas medidas têm como objetivo aprimorar a qualidade do atendimento oferecido pelas creches, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças em seus primeiros anos de vida.
Para Ana Claúdia, membra da Abrinq, o brincar faz parte do contexto de desenvolvimento da criança, principalmente no ambiente escolar.
“A Abrinq tem como princípio básico a garantia de direito das crianças e um dos direitos fundamentais para o desenvolvimento da criança, para a interação da criança, é o brincar. Então, a instalação dos parquinhos, vem para fundamentar esse direito, para proporcionar a criança um desenvolvimento saudável, sustentável, a aquisição também de conceitos em relação à natureza, em relação à sustentabilidade e tudo isso valorizando com certeza o processo educativo e formativo da criança. O brincar é passível de aprendizagem, socialização, então tudo isso contempla e complementa o desenvolvimento integral das nossas crianças”, explica.
A Secretaria Municipal de Educação (Semec), como forma de contrapartida para a instalação dos parques, fez a adequação do piso e pintura do muro dos CMEIs. Além do Parque Firmino Filho, localizado na Rua Monte Verde, 2170, Bairro Santa Rosa, receberam os novos espaços do Programa Creche para Todas as Crianças os CMEIs Danielzinho e CMEI Professora Antonia Nonato, situado na Rua Professor Cordão, 1260, Ilhotas, na zona Sul.
O secretário de educação de Teresina, Nouga Cardoso, falou da parceria e do trabalho desempenhado pela Fundação Abrinq em Teresina.
“A cidade de Teresina, principalmente a rede de educação infantil, ganha com a parceria com a Fundação Abriq que está nos presenteando com a implantação de três parques infantis, fomentando a nossa educação nos CMEIS. Isso comprova a qualidade de nossa educação, desde sua estrutura física, servidores e didáticas de ensino. E o trabalho não para por aqui, destaco que o próximo ano estes números de parques serão ampliados em nossa capital”, ressaltou.
Sobre a Fundação Abrinq
A Fundação Abrinq é uma organização sem fins lucrativos e apartidária que, desde 1990, atua para promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. A Fundação defende a Educação inclusiva, com garantia de acesso e qualidade em todas as etapas da educação básica; a promoção de vidas saudáveis de crianças e adolescentes; a corresponsabilidade na gestão pública; e o incentivo do investimento social privado em benefício da infância e adolescência. Em mais de três décadas de atuação, a Fundação Abrinq já transformou mais de 8,9 milhões de vidas em todo o Brasil.