-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
-
Em Londres, Silvio Mendes visita projetos que poderão ser implantados em Teresina
-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
Divulgação
A distribuidora de energia Equatorial Piauí informou que, na segunda-feira (25), foi registrada a maior demanda de consumo de energia nos últimos 10 anos em Teresina. Foi um pico de consumo de 905 MW às 23h. Este foi o dia em que foi registrada a maior temperatura do ano na capital, tendo atingido 40,2º C.
O recorde anterior de consumo elétrico tinha sido atingido menos de uma semana antes, no dia 21 de setembro, quando foi registrado 877 MW de demanda máxima.
De acordo com a Equatorial, o consumo total do mês de agosto por município, se deu da seguinte forma:
Teresina – 159. 934 MWh
Parnaíba – 31.249 MWh
Picos – 12.986 MWh
Floriano – 11.879 MWh
Piripiri – 6.582 MWh
Quatro das cidades com maior consumo no mês de agosto têm registrado temperaturas elevadas nas últimas semanas. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), as cidades de Picos, Piripiri e Floriano estão entre as que registraram maiores temperaturas máximas no mês de setembro, com os termômetros marcando mais que 40ºC:
Picos: 41,6°C
Piripiri: 41,6°C
Floriano: 41,5°C
Castelo do Piauí: 41,2°C
DICAS PARA ECONOMIZAR
No período do BRO-Bró, é comum o aumento de consumo de energia elétrica. A Equatorial Piauí alerta para algumas medidas que podem ser tomadas para evitar o desperdício.
- Em épocas que tem mais pessoas em casa, aumenta a quantidade de banhos e o uso do chuveiro elétrico, equipamento que mais consome energia, devido à sua alta potência. A dica é reduzir o tempo de banho e colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’, o que reduz a potência do chuveiro e proporciona uma redução no consumo ao final do mês.
- Você sabia que a geladeira se torna um dos equipamentos que mais consomem energia elétrica por conta do “abre e fecha” ao longo do dia? Então para acabar com esse vilão da economia, é bem fácil: basta deixar um litro com água com gelo fora da geladeira. Assim, você evita abrir o eletrodoméstico toda hora para beber água, economiza energia e ainda conserva a borracha de vedação da sua geladeira por mais tempo.
- Atualmente, as crianças e adolescentes estão ficando mais tempo “plugados” nos games, computadores, TV’s e celulares não é mesmo? Estabeleça horários e evite desperdícios. Uma boa opção é levar as crianças para brincar ao ar livre, assim você não gasta energia e ainda fica junto de quem você ama. Outra alternativa é evitar deixar os equipamentos ligados quando ninguém estiver usando. É importante retirar o equipamento da tomada quando não estiver sendo utilizado. E jamais manuseie qualquer equipamento elétrico com o corpo molhado e os pés descalços.
- Aproveite a luz natural e evite deixar lâmpadas acesas durante o dia, principalmente da área externa da casa. À noite, desligue as lâmpadas dos ambientes que você não estiver utilizando.
- Para quem tem ar condicionado, a dica é colocar a temperatura na opção 23 graus. Dessa forma o compressor irá consumir menos energia e o conforto será mantido. Outra dica é fazer o uso do aparelho intercalado com o ventilador em dias menos quentes, pois ventiladores consomem bem menos energia.
Fonte:Cidadeverde.com