-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
-
Em Londres, Silvio Mendes visita projetos que poderão ser implantados em Teresina
-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
-
Incêndio atinge hospital e mata 10 recém-nascidos na Índia
-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
Chuva de granizo é registrada por moradores de Castelo do Piauí | Reprodução
Moradores da cidade de Castelo do Piauí, no Norte do estado, foram surpreendidos com uma chuva de granizo neste domingo (17). As imagens foram capturadas no início da tarde e, de acordo com a Defesa Civil do Piauí, não foram registradas outras ocorrências em outros municípios.
O granizo é uma precipitação de pedras de gelo, geralmente esféricas, com diâmetro igual ou superior a 5 mm, transparentes ou translúcidas, que se formam no interior de nuvens do tipo cumulonimbus. Em Castelo do Piauí, as pedras de gelo vistas pelos moradores foram pequenas e não provocaram estragos em vegetações ou residências.
A formação dessas pedras ocorre por meio da solidificação da água, principalmente em nuvens cumulonimbus, em condições bastante específicas. Para sua formação, são necessárias temperaturas muito baixas e intensa circulação do vento.
Além de Castelo do Piauí, outros municípios ao Norte do estado registraram chuvas ao longo do final de semana, como na capital, Teresina. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram registrados 22,28 milímetros na região Leste, 14,2 mm na região Norte e 46,4 mm na zona rural Sul de Teresina, na fazenda Cantinho.