-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
-
Em Londres, Silvio Mendes visita projetos que poderão ser implantados em Teresina
-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
Centro de Controle Operacional da Prefeitura de Teresina auxilia nos atendimentos e na redução de acidentes no trânsito
A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, inaugurou em janeiro, o Centro de Controle Operacional (CCO), que visa alinhar recursos integrados para o gerenciamento, controle e monitoramento, através de câmeras de alta resolução capazes de realizar reconhecimento facial, leitura de placas, infrações de trânsito e acidentes.
Centro de Controle Operacional (CCO). Foto (Ascom/STRANS).
A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, inaugurou em janeiro, o Centro de Controle Operacional (CCO), que visa alinhar recursos integrados para o gerenciamento, controle e monitoramento, através de câmeras de alta resolução capazes de realizar reconhecimento facial, leitura de placas, infrações de trânsito e acidentes.
Ao longo desses 4 meses de funcionamento, já foi constatado uma diminuição de 35% na quantidade de acidentes com motos e redução de 25% dos óbitos durante o primeiro trimestre de 2023, de acordo com dados apurados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP/PI). O Centro de Controle Operacional está mudando o comportamento dos condutores, e essa influência positiva pode ser vista através da redução de acidentes na capital. Além disso, muitos condutores estão preferindo circular nos corredores de monitoramento, principalmente as mulheres, por se sentirem mais vulneráveis no trânsito.
O superintendente da Strans, Bruno Pessoa, explica que a prioridade do Centro de Controle Operacional é reduzir os acidentes com motocicletas e também reduzir o número de infrações cometidas pelos condutores, no entanto, a colaboração vai além disso, atuando na segurança da população e na diminuição de atos de vandalismo na cidade.
“Através das câmeras de videomonitoramento, já conseguimos reduzir a quantidade de atos de vandalismo nas estações de ônibus e em outros patrimônios públicos da cidade, além disso, no primeiro trimestre, tivemos 500 indicativos de abordagem que em trabalho em conjunto com as forças de segurança pública. Roubo e furto de veículos aparece sempre aqui no nosso centro de comando esses indicativos e a gente faz a nossa parte e repassa para as forças de segurança para estar fazendo essas abordagens”, explicou o superintendente da Strans.
Atualmente o Centro de Controle Operacional (CCO) possui 135 câmeras instaladas em funcionamento distribuídas nos principais corredores de ônibus e cruzamentos de Teresina e sendo monitoradas 24 horas, dia e noite, e durante toda a madrugada, por equipes de agentes de trânsito da Strans de plantão. A meta é que seja implantada cerca de 485 câmeras em diversos pontos da Capital até o final do ano.
A Prefeitura de Teresina, por meio da Strans, reforça que a fiscalização é importante para manter a paz no trânsito e obedecer às leis de trânsito é uma escolha do condutor e demais usuários das vias. No mês de maio, através da Campanha do Maio Amarelo, também são feitas diversas ações educativas que buscam conscientizar a população quanto a redução de acidentes de trânsito, e precisamos da colaboração de todos os condutores, passageiros, pedestres envolvidos no trânsito, pois é preciso despertar a sociedade contra a violência no trânsito, por isso no trânsito, escolha a vida.
O Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura Municipal de Teresina funciona em frente a sede da Strans, na avenida Pedro Freitas, 1227, no bairro Vermelha, zona Sul da Capital.
Fonte:Divulgação