-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
-
Em Londres, Silvio Mendes visita projetos que poderão ser implantados em Teresina
-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
Rafael Fonteles no Castramóvel
O governador Rafael Fonteles (PT) visitou, na manhã desta quarta-feira (06/09), no segundo dia de ação, o projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel, lançado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh).
As atividades são realizadas no Centro de Educação Ambiental (CEA), na avenida Raul Lopes, ao lado da Potycabana, com atendimentos das 9h às 11h e das 14h às 18h, até esta quarta-feira (06/09), e prevê atender 300 animais nestes dois dias, que serão castrados em clínicas de Teresina.
O governador Rafael disse que essa é mais uma meta batida do Governo do Piauí, que visa atender diversas áreas da sociedade, inclusive a proteção animal.
"Quando se perde o controle da natalidade, se gera uma série de problemas relacionados à saúde pública, até mesmo ao trânsito, em algumas cidades isso é muito acentuado. Já tivemos 152 animais atendidos no primeiro dia. Agora as clínicas vão realizar as cirurgias. No interior, as cirurgias vão ser feitas no próprio Castramóvel, mas em Teresina, até para dar mais agilidade, vamos decentralizar com as clínicas cadastradas. É mais uma meta batida pelo Governo do Piauí", afirmou.
Rafael falou também informou que o hospital veterinário de Teresina deve ser inaugurado neste ano, com terreno cedido pela Prefeitura de Terena, mas com obra iniciada ainda no governo Wellington Dias.
Essa ação contará com triagem e avaliação de animais domésticos (cães e gatos), para posterior encaminhamento para a castração. A iniciativa conta ainda com um grande avanço tecnológico, além das consultas de avaliação e da castração, será implantado nos animais um microchip para monitoramento dos cães e gatos, o que possibilitará o controle populacional desses animais, de modo mais eficaz.
Para garantir maior eficácia no atendimento prestado aos animais e segurança à sua saúde, a primeira ação do Piauí Pet Castramóvel acontecerá em quatro etapas:
- Cadastro no local da ação para recebimento de senha;
- Triagem/avaliação para identificar quais animais estão aptos para serem castrados;
- Encaminhamento para exames laboratoriais;
- Encaminhamento para as clínicas onde a castração será executada – nos animais aptos.
O objetivo é que todos os animais sejam avaliados e passem pela triagem durante os dois dias da ação. Os veterinários orientarão os responsáveis sobre onde e quando será a castração de seus pets.
As castrações serão realizadas após aprovação do cadastro, nas clínicas vinculadas à Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), a qual coordenará os trabalhos de castração por meio do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU).
PRIMEIRA AÇÃO
Para a ação de estreia, o projeto terá como público-alvo os animais de ONG’s e de protetores individuais – pessoa física que resgata cães e/ou gatos abandonados ou em situação de risco, dando assistência necessária e encaminhando para adoção responsável. Para que os animais de protetores independentes sejam atendidos durante os dois dias da ação, seus responsáveis deverão realizar um pré-cadastro junto às ONG’s parceiras: Apipa e Raíssa Protetora. Após reunirem os cadastros de todos os animais, as organizações parceiras informarão à Semarh, previamente, quais e quantos serão levados à ação de estreia para receber atendimento.
A IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO
A castração é uma das estratégias para promover o controle populacional dos animais, principalmente daqueles em situação de rua, além de evitar que animais, principalmente filhotes, sejam abandonados, garantindo maior bem-estar e saúde aos animais e à população. A iniciativa ainda reduzirá os riscos de contágio de pessoas por doenças transmitidas pelos animais, como o calazar.
O Piauí Pet Castramóvel é um projeto itinerante e o primeiro projeto do estado voltado para a castração gratuita de animais domésticos em todo o Piauí. Suas ações serão realizadas em parceria com ONGs e protetores de animais.