Esporte

Revelado nos Jogos Escolares Piauienses, Maycon Douglas conquista bicampeonato brasileiro de Wrestling e vaga no Pan-Americano

Divulgação

O esporte piauiense tem motivos de sobra para comemorar. O jovem atleta Maycon Douglas, revelado nos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), conquistou recentemente o bicampeonato consecutivo no Campeonato Brasileiro Interclubes de Wrestling sub-17, na categoria greco-romana até 51kg, realizado em Osasco-SP.

Com o título, Maycon garantiu sua vaga para disputar o Campeonato Pan-Americano, que acontece em junho, no Rio de Janeiro. O atleta foi medalhista de bronze nos Jogos da Juventude 2024, campeão sul-americano sub15 e sub17 e é hoje uma das grandes promessas do wrestling nacional. Ele levou o nome do Piauí até o Bahrein, onde representou o Brasil na Gymnasiade 2024, campeonato mundial escolar. Feito inédito para um atleta da modalidade vindo do estado.

Atualmente, Maycon vive, estuda e treina no Rio de Janeiro, como integrante da seleção brasileira permanente de Wrestling. Mesmo de longe, o atleta não esquece suas raízes e o apoio recebido desde o início de sua trajetória.

“Estou no Rio de Janeiro, mas continuo sendo piauiense. Agradeço às pessoas que sempre me apoiaram, me ajudaram com passagens e logística. Vou me esforçar pra conseguir medalha no Pan-Americano. Estou treinando doze vezes por semana com a seleção brasileira, está bastante corrido, mas cada esforço está valendo a pena”, afirmou Maycon.

A secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo, destacou o orgulho pelas conquistas do atleta e o trabalho de base feito no estado. “Maycon é um exemplo de como o investimento no esporte escolar pode revelar talentos para o Brasil e o mundo. A Secepi acompanhou e apoiou sua trajetória desde os JEPIs, e seguiremos investindo para que mais jovens tenham a mesma oportunidade”, declarou Josiene.

O presidente da Federação Piauiense de Wrestling, Rodrigo Damasceno, também celebrou o feito. “Maycon foi campeão dos JEPIs e dos JEBs. Com apoio da Secretaria dos Esportes, ele foi o primeiro atleta do Piauí a disputar um mundial escolar na modalidade. Ele se tornou um marco na modalidade para o Estado”, frisou Damasceno.