Esporte

Badminton do Piauí conquista medalhas em campeonato nacional e se destaca entre 56 equipes

Divulgação

Atletas da Associação de Badminton do Grande Dirceu (ASBAGDI), de Teresina, conquistaram quatro medalhas na II Etapa do Circuito Nacional de Badminton 2025, realizada no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo. A equipe piauiense se destacou na série B da competição, levando para casa uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze, além de garantir a 11ª colocação entre os 56 clubes participantes.

A medalha de ouro veio com a dupla masculina sub-19 formada por Kaio Oliveira e Francisco Maurício Santos. Kaio também conquistou duas medalhas de prata: uma no individual sub-17 e outra ao lado de Arielly Cavalcante na dupla mista sub-17. A medalha de bronze foi conquistada por Fernando Vieira Junior, em parceria com o maranhense Alan Vinicius Silva, na dupla masculina.

Participaram da equipe piauiense os atletas Fernando Vieira Junior, Kaio Oliveira, Francisco Maurício Santos, Monaliza Feitosa, Rayssa Ketlin Silva, Arielly Cavalcante e Yvna Vieira. Cinco deles são beneficiários do programa Bolsa Atleta 2025 do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi).

Para a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, o desempenho dos jovens é motivo de orgulho. “Parabenizamos cada um deles pelo esforço, dedicação e pelos resultados alcançados. É gratificante saber que o Bolsa Atleta estará contribuindo para que eles possam competir cada vez mais em alto nível e levar o nome do nosso estado ao pódio”, destacou a secretária.

Kaio Oliveira, um dos destaques da competição, também celebrou o resultado e agradeceu o apoio. “Estou bastante feliz com meu resultado. Depois de um bom tempo sem participar de nacional, competi e consegui um ouro e duas pratas”, comemorou o atleta.

A presidente da ASBAGDI, Ana Cristina, classificou como positiva a volta da equipe na participação de competição nacional e com desempenho expressivo. “Para nós, foi muito satisfatório que os meninos conseguiram ir bem na competição e conquistar medalhas. E dos sete atletas, cinco acabaram de ser contemplados com o bolsa atleta. Isso vai ajudar bastante para que eles possam estar dentro do circuito para os próximos campeonatos, especialmente fora do estado”, disse.

A ASBAGDI, entidade sem fins lucrativos, desenvolve o projeto “Badminton na Escola”, voltado para crianças e adolescentes de comunidades carentes da região do Dirceu, em Teresina, e tem se consolidando como um celeiro de talentos do esporte no estado.