Cultura

Projeto musical atua na formação de jovens teresinenses

A Leila Cristiane que é mãe de uma das alunas do projeto, afirma que está muito feliz com a escolha da sua família de incentivar a filha a participar das aulas.

Divulgação

Desde a sua criação, o projeto Orquestra Escola vem atuando diretamente na formação de jovens teresinenses que sonham manusear algum tipo de instrumento musical, o mesmo tem o objetivo de fomentar a cultura, além de trabalhar para o nascimento de novos talentos musicais na capital piauiense.

Com investimentos financeiros da Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, a Orquestra Sinfônica tem ministrado aulas aos jovens, contribuindo de forma direta com o enriquecimento cultural da cidade e servindo de inspiração para aqueles que desejam crescer culturalmente.

Para o presidente da Fundação de Cultura Monsenhor Chaves, Ênio Portela, esse projeto vai ao encontro do desejo do prefeito Dr. Pessoa, de aproximar os instrumentos culturais de toda a população, em especial os jovens, que estão mais vulneráveis. O gestor cultural destacou ainda que este é apenas um dos inúmeros projetos culturais espalhados pela cidade que atuam diretamente na formação dos jovens teresinenses.

“É um projeto que vem formando muitos jovens, por isso estamos trabalhando no intuito da descentralização, para que mais e mais pessoas possam ter essa oportunidade. Conversamos com o prefeito Dr. Pessoa, e aproveitamos para mostrar os resultados obtidos pelo projeto ao longo dos últimos anos, comprovando que a gestão vem acertando ao disponibilizar esse tipo de oportunidade”, disse Ênio Portela, que aproveitou a oportunidade para lembrar que em breve a cidade terá novos talentos se destacando no cenário musical.

O coordenador do projeto Orquestra Escola, Luciano Freire comenta com orgulho que muitos alunos que entram no projeto apenas para aprender a tocar um instrumento, acabam se desenvolvendo e seguindo carreira. Ele também destaca que alguns alunos acabam ingressando nas bandas ou orquestras municipais, inclusive colaborando de forma direta com a formação de outros jovens.

“O projeto visa atender crianças e jovens de toda cidade, então duas vezes ao ano abrimos matrículas para esses alunos que desejam aprender violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico. As aulas ocorrem no Palácio da Música, que fica no Centro de Teresina, lá os alunos contam com uma equipe com músicos profissionais, todos com larga experiência na formação de novos músicos”, declarou Luciano Freire.

A Leila Cristiane que é mãe de uma das alunas do projeto, afirma que está muito feliz com a escolha da sua família de incentivar a filha a participar das aulas. Segundo ela, o projeto ajudou diretamente no desenvolvimento mental da filha, e hoje ajuda a incentivar outros pais a colocarem seus filhos na área da música.

“Minha filha faz parte do projeto há 4 anos, e durante esse período que ela faz aula de música, vem acrescentando bastante na vida dela, com disciplina, desenvolvimento de raciocínio e de concentração. Outro fato importante é que o local das aulas fica em um espaço com total estrutura para esse tipo de aprendizado”, disse Leila Cristiane.

O período para matrículas é divulgado de forma oficial pelo site da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, o cultura.pmt.pi.gov.br ou pelas redes sociais da fundação “cultura_the” e do Palácio da Música “palaciodamusica”.