Cultura

Fluxo turístico de Teresina cresce 29,7% no primeiro semestre de 2023

O crescimento da atividade turística de Teresina vem se mantendo positivo, em função de diversos fatores que interferem diretamente nesse comportamento

Fluxo turístico de Teresina cresce 29,7% no primeiro semestre de 2023. Foto (Ascom/SEMDEC).

O crescimento da atividade turística de Teresina vem se mantendo positivo, em função de diversos fatores que interferem diretamente nesse comportamento. A recuperação da confiança nas viagens e a participação da Prefeitura de Teresina em eventos nacionais, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), tem induzido a que operadores nacionais e agentes de viagens busquem a cidade como destino.

“Nós continuamos insistindo na importância de levar o nome de Teresina a grandes eventos nacionais de Turismo, ocasião em que temos a oportunidade de apresentar as nossas potencialidades e nossa estrutura receptiva, que não deixam a desejar a outros destinos no Nordeste, além de valorizar os eventos com poder de atração de fluxo”, disse o secretário da SEMDEC, Iran Felinto.

No primeiro semestre de 2023, o fluxo de turistas para Teresina cresceu 29,7%, em relação ao primeiro semestre do ano passado, saltando de 220.420 turistas para 285.939 no período. Somente no mês de Junho, o crescimento foi de 34,5%, passando de 33.929 turistas em junho de 2022 para 45.627 turistas em junho de 2023.

Em relação à Receita Turística gerada pelo fluxo, houve um crescimento representativo nos seis primeiros meses do ano de 2023, que chegou a 69,8% de crescimento em relação a 2022, passando de R$ 153,5 milhões para R$ 260,7 milhões.

“Esses números são animadores, porque demonstram que a gestão do prefeito Dr. Pessoa tem apoiado as ações da SEMDEC em relação à captação de fluxo, que é fundamental para o desenvolvimento da atividade turística”, afirmou o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros.

Segundo informações da Coordenação de Turismo, esses números são calculados com base em informações da CCR Aeroportos, que administra o Aeroporto de Teresina, e também de pesquisas regulares, realizadas pela equipe junto aos turistas que visitam a cidade e usam o aeroporto como portão de entrada e saída.