-
Menina é abandonada em UBS de Teresina, e mãe é suspeita de ter sido assassinada; polícia investiga o caso
-
Bandido conhecido como ‘Pânico’ morre em troca de tiros com a polícia em Teresina
-
Cannabis medicinal: STJ aprova cultivo e aguarda regulamentação da Anvisa
-
Empresário é preso vendendo motocicleta roubada no interior do Piauí
-
Vereadora eleita em Teresina é companheira de alvo da Operação Denarc 64
Professor é suspeito de atitudes racistas durante apresentação de capoeira em São João do Piauí
Divulgação
Um professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI) está sendo investigado por suspeita de ter agido de forma racista durante uma apresentação do Grupo Capoeira de Quilombo em uma feira, no município de São João do Piauí, no final de novembro de 2023. Segundo relatos dos envolvidos, o docente teria utilizado termos ofensivos e discriminatórios em relação ao grupo durante a apresentação.
De acordo com representantes do Grupo Capoeira de Quilombo, o professor teria reclamado do volume do som da apresentação utilizando expressões racistas, como "essa macacada", causando indignação e constrangimento aos participantes.
A denúncia foi formalizada junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e ao Ministério Público do Piauí, que agora está responsável por investigar o caso.
Em nota, o grupo repudiou veementemente a atitude do professor e ressaltou a parceria de muitos anos com o IFPI - Campus São João do Piauí, demonstrando preocupação em relação aos desdobramentos que o incidente poderá trazer.
Agora, aguardam-se as medidas que serão tomadas em relação ao ocorrido, reforçando a importância de combater atos de discriminação e preconceito em todas as esferas da sociedade.