Polícia

Polícia Militar implanta base da Patrulha Maria da Penha em Piripiri e realiza entrega de viatura

A ação marca a descentralização do policiamento e expansão do projeto para o interior do estado.

Divulgação

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por intermédio da Polícia Militar, realizou, nesta sexta-feira (14), a solenidade de implantação de uma base da Patrulha Maria da Penha na cidade de Piripiri, no Norte do estado. A cerimônia contou ainda com a entrega de uma Viatura Lilás e com o lançamento da Operação Pirifolia 2023, que garantirá a segurança durante o tradicional evento no município.

O momento marcou também a descentralização do policiamento e expansão para o interior do estado do projeto da Patrulha Maria da Penha e da Viatura Lilás. O objetivo é coibir a violência doméstica e intensificar a fiscalização das medidas protetivas.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Scheiwann Lopes, destacou também a importância da descentralização das políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher. Ele enfatizou que já foi realizada capacitação com agentes de segurança pública de Piripiri.

“Estamos conseguindo pôr em prática a descentralização desse grande serviço, dessa grande ferramenta que nós temos, que é a Patrulha Maria da Penha. Tanto nas ações preventivas de crime contra a mulher, como também repressivas. Investimos na prevenção para que evitemos o crime, mas cada vez que isso acontece temos uma estrutura já preparada, pessoal treinado, qualificado, com as ferramentas adequadas e a Viatura Lilás dá essa representatividade. Então, a primeira cidade do nosso comando a ser implantada é Piripiri”, disse o coronel Scheiwann Lopes.

De acordo com a major Elisamar, da Patrulha Maria da Penha, o dispositivo da Polícia Militar promoverá um atendimento humano e eficaz às mulheres que possam vir a ser vítimas de violência doméstica em Piripiri, atuando de forma preventiva, além de acompanhar medidas protetivas de urgência.

“Hoje, a Patrulha Maria da Penha se encontra em Piripiri, nesse momento histórico para a segurança pública do Piauí, onde a Polícia Militar está instalando uma base da patrulha e entregando também uma Viatura Lilás. A missão será atuar preventivamente no enfrentamento ao combate à violência doméstica das mulheres, bem como atuar no acompanhamento das medidas protetivas deferidas pela justiça”, ressaltou a major.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, a prefeita do município, Jôve Oliveira. Para ela, o aparato e estrutura da patrulha em Piripiri reforçará o combate à violência doméstica e contra a mulher.

“Hoje, é um dia muito importante para a cidade de Piripiri, a quarta maior do estado. Estamos recebendo a estrutura da Patrulha Maria da Penha, um instrumento que vai ajudar a combater a violência contra a mulher. Nós, quanto pessoas públicas, temos que nos unir para combater essa violência que é diária e nesse momento acontece em algum lugar. E hoje, Piripiri é a primeira cidade do interior do estado que recebe uma Viatura Lilás”, pontuou a gestora.

A secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, destacou que a atuação da Patrulha Maria da Penha em Piripiri fortalecerá as políticas voltadas às mulheres nos municípios do interior do estado. “A patrulha fortalece as políticas no sentido de ter o acompanhamento das mulheres com medidas protetivas, que estão sendo vítimas de violência. Então, é o Governo do Estado, juntamente com a Secretaria da Segurança, Secretaria das Mulheres, fortalecendo essas políticas nos municípios”, explicou a secretária.

Durante a solenidade, Zenaide Lustosa ainda destacou as ações do “Ei mermã, não se cale!”, canal de denúncia que funciona 24h, com atendimento psicossocial para as mulheres vítimas de violência.

Operação Pirifolia 2023

Piripiri também receberá um reforço no efetivo policial para promover a segurança durante o Pirifolia 2023, que inicia nesta sexta-feira (14), e segue até o domingo (16). Durante a solenidade, a Polícia Militar instalou o Posto de Comando, que ficará 24 horas à disposição da população e contará com aproximadamente 200 policiais, com viaturas, motocicletas e a pé.

“É um festival que ocorre em Piripiri e arregimenta muitas pessoas em torno da região e da cidade. Então, pedimos a colaboração da população para que brinquem em paz, com segurança e colaborem com a Polícia Militar, que está presente para garantir a segurança dessa grande festa, que será o Pirifolia 2023”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Scheiwann Lopes.