-
Menina é abandonada em UBS de Teresina, e mãe é suspeita de ter sido assassinada; polícia investiga o caso
-
Bandido conhecido como ‘Pânico’ morre em troca de tiros com a polícia em Teresina
-
Cannabis medicinal: STJ aprova cultivo e aguarda regulamentação da Anvisa
-
Empresário é preso vendendo motocicleta roubada no interior do Piauí
-
Vereadora eleita em Teresina é companheira de alvo da Operação Denarc 64
Divulgação
A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP), por intermédio do Comando de Operações Aéreas da Polícia Militar, tem investindo no policiamento aéreo para reforçar a segurança e garantir mais agilidade nos atendimentos à população. A Polícia Militar conta atualmente com dois helicópteros para ações em todos os municípios. E mais recentemente, a polícia recebeu o reforço de mais uma aeronave, modelo Colibri EC120.
Com as aquisições, os policiais passaram por treinamentos para atuarem nas ações com o uso do helicóptero. Durante os meses de junho e novembro, 39 policiais voluntários integraram cursos de Operações Aéreas, com disciplinas teóricas e práticas, sendo que parte das atividades foram realizadas nos municípios de Beneditinos, Parnaíba e Luís Correia.
Agora, os policiais formados estão capacitados em noções de navegação aérea, tiro embarcado, sistema de combate a incêndios em florestas, salvamento em água parada e com ondas do mar. “Os policiais que concluíram os cursos estão preparados para trabalharem com aeronaves e realizarem os serviços que o grupamento aéreo pode oferecer, desde atividades policiais até o combate a incêndios, além de operações de resgate e remoção de vítimas”, destacou o gerente de Aviação da SSP, coronel Gomes.
PM conta com três helicópteros para reforçar o policiamento aéreo no Piauí - Foto: Ascom
Além do trabalho ostensivo, as aeronaves são utilizadas para agilizar os atendimentos do Corpo de Bombeiros, como a prestação do serviço de socorro às vítimas em estradas, deslocamento das equipes e no combate aos incêndios, principalmente em locais de difícil acesso. Os pilotos do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAer) participaram do curso promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), em Aracaju, no estado do Sergipe. O curso preparou os pilotos para missões de alto risco no combate a incêndios, crimes ambientais e tráficos de drogas.
Tecnologia
O helicóptero do BOPAer, recebeu novo equipamento, o farol de busca Trakkabeam A800, ampliando assim suas operações para o período noturno em Teresina. Este farol de busca, dotado de tecnologia, incluindo sistema de mapeamento, lentes ópticas e luzes infravermelhas e brancas, fortaleceu as capacidades da aeronave, tornando-a ainda mais eficaz em suas missões noturnas.