-
Menina é abandonada em UBS de Teresina, e mãe é suspeita de ter sido assassinada; polícia investiga o caso
-
Bandido conhecido como ‘Pânico’ morre em troca de tiros com a polícia em Teresina
-
Cannabis medicinal: STJ aprova cultivo e aguarda regulamentação da Anvisa
-
Empresário é preso vendendo motocicleta roubada no interior do Piauí
-
Vereadora eleita em Teresina é companheira de alvo da Operação Denarc 64
Draco deflagra operação e cumpre 11 mandados de prisão contra faccionados no PI
Ação acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça, por meio da Polícia Penal
Divulgação
A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), em conjunto com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus-PI), por meio da Polícia Penal, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24/08), a “Operação Prevenção”, com o objetivo de dar cumprimento a 11 mandados de prisão preventiva contra pessoas privadas de liberdade.
As prisões são resultado de um trabalho desenvolvido pelo Draco e pelo Serviço de Inteligência da Secretaria de Justiça do Piauí que visa à prevenção da atuação de facções criminosas dentro do sistema prisional.
O coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, explicou mais sobre a operação que está sendo deflagrada nesta quinta-feira (24/08).
“Draco novamente na rua em defesa da sociedade. A operação de hoje é um pouco diferente, nós iremos dar cumprimento a diversos mandados de prisão em desfavor de membros de facção criminosa que estão custodiados em algumas das unidades prisionais do Piauí e também estão monitorados por tornozeleira eletrônica”, disse o coordenador.
Delegafdo Charles explicou ainda que essa ação está acontecendo em conjuto com a secretaria de Justiça do Piauí.
“É uma operação integrada do Draco, com a secretaria de Justiça, por meio dos policiais penais, que visam atuar de forma preventiva para que essas facções criminosas não ganhem força dentro do ambiente prisional”, finalizou.
Durante uma coletiva de imprensa, o delegado Charles comentou que uma apreensão de um detento na Penitenciária Major Cesar motivou a operação.
"Iniciamos esse trabalho aqui em razão de uma apreensão que aconteceu na Major César de Oliveira, em razão dessa integração essa pessoa que foi apreendida com materialista ela foi encaminhada aqui para o Draco, foi autuada em flagrante delito", explicou.
"A partir desse flagrante iniciou um processo de investigação e identificamos algumas pessoas com vínculo com essas facções criminosas que estão custodiados em algumas das unidades prisionais aqui da grande Teresina, interior do Estado e também outros que estão sendo monitorados por tornozeleira eletrônicos, representado pelas prisões preventivas dessas pessoas e hoje elas foram presas novamente justamente para que a gente consiga evitar que essas facções ganhem força dentro do ambiente prisional", finalizou.
O diretor da Sejus-PI, Reginaldo Moreira, deu mais detalhes sobre o trabalho de monitoramento da polícia penal dentro e fora das unidades prisionais do estado.
"Dizer para a sociedade que a polícia penal do Piauí não para. O processo de vistoria e vigilância diariamente 24 horas por dias e hoje a gente aproveitou que cumpriu um mandado de prisão dentro das nossas unidades, aproveitando para fazer uma vistoria, mas diante da sequência de operações que está sendo deflagrada tanto dentro das unidades como fora, hoje pegamos a mínima quantidade de ilícito dentro daquela unidade, ressaltando que a Colônia Agrícola Major César é algo que se difere das demais unidades a unidades, uma unidade que é aberta, não tem muro, é a cerca então a gente vez por outro tá vulnerável a encontrar algum índice dentro daquele espaço", explicou o diretor.
Participaram da ação o Draco, os Policiais Penais do Grupo Tático Prisional (GTP) da Diretoria de Inteligência (Dinp) e do Comando de Operações Prisionais (COP). Além deles, militares das Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (Rocap), grupo criado pela Sejus e o Comando Geral da Polícia Militar.
A Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Justiça reitera os seus compromissos de combater a criminalidade e defender a sociedade piauiense.