-
Menina é abandonada em UBS de Teresina, e mãe é suspeita de ter sido assassinada; polícia investiga o caso
-
Bandido conhecido como ‘Pânico’ morre em troca de tiros com a polícia em Teresina
-
Cannabis medicinal: STJ aprova cultivo e aguarda regulamentação da Anvisa
-
Empresário é preso vendendo motocicleta roubada no interior do Piauí
-
Vereadora eleita em Teresina é companheira de alvo da Operação Denarc 64
139 municípios do Piauí não registraram mortes violentas no 1º semestre de 2023
Algumas cidades destacam-se por não terem registrado assassinatos
Divulgação
No primeiro semestre de 2023, 139 municípios do Piauí não registraram Mortes Violentas Intencionais (MVI), de acordo com dados da gerência de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Esse número corresponde a 60% dos municípios piauienses.
Algumas cidades, como Amarante, Pio IX e São Raimundo Nonato, destacam-se por não terem registrado assassinatos este ano. Outros municípios, como Altos e Oeiras, apresentaram redução nesses mesmos crimes.
O Estado também conquistou este ano a menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) da região Norte-Nordeste, ocupando a 8ª posição no país, segundo os dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O perfil das vítimas desses crimes segue parecido com as últimas edições do anuário: em média, 91,4% das mortes violentas intencionais vitimam homens, enquanto 8,6% vitimam mulheres. Esse percentual varia de acordo com a ocorrência.
“Esses dados refletem o resultado de um trabalho em conjunto realizado por todas as forças de segurança do estado. Como mostram os números, continuaremos avançando e trabalhando em estratégias diversas de fortalecimento e investimento estrutural, de inteligência, e de equipes. Tudo de maneira transparente e objetiva para continuar resguardando a segurança da população”, pontuou o Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.