-
Sarah Menezes aceita convite de Silvio Mendes para assumir a Secretaria de Esportes
-
Sarah Menezes é cotada para assumir a secretaria municipal de esportes e lazer em Teresina
-
Governo do Estado levará 151 atletas para os Jogos da Juventude em João Pessoa
-
Bruno Henrique, do Flamengo, é alvo de operação da Polícia Federal
-
Neymar joga 28 minutos e é substituído com dores na perna direita em jogo do Al Hilal
Estudantes de escolas da rede estadual conquistam quatro medalhas nos Jogos Escolares em Recife
Divulgação
Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) Sub-14 chegaram ao fim, nessa quinta-feira (3), na cidade de Recife, Pernambuco. A competição marcou a participação de jovens atletas de todo o país, com idades entre 12 e 14 anos, em 18 modalidades olímpicas. Os estudantes da rede estadual de ensino do Piauí se destacaram com a conquista de quatro medalhas – todas por alunas, demonstrando a força e o talento feminino no esporte.
Os destaques entre os atletas piauienses foram: Júlia Vitória Oliveira Sousa, do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Gayoso Almendra, em Batalha, que conquistou a medalha de prata no wrestling (categoria até 62 kg); Amanda Raquel Pereira, do Ceti Domício Magalhães, em Teresina, também medalhista de prata, pela sua performance no karatê; Geovana Albuquerque, aluna do Ceti Darcy Araújo, em Teresina, que levou a medalha de prata na prova de 50 metros nado costas, e Lunara Krisley, do Ceti Júlia Nunes, também de Teresina, que conquistou o bronze no judô.
Os estudantes piauienses participaram com garra e determinação, representando o estado em modalidades que vão desde o atletismo até esportes coletivos. Para muitos, a participação em eventos como os JEBs já é uma vitória, pois o esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão social, cidadania e promoção de valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do esporte para o desenvolvimento integral dos estudantes e parabenizou as conquistas dos atletas. “Fico extremamente orgulhoso de ver nossos estudantes, especialmente nossas meninas, brilhando no cenário nacional. Isso demonstra que o esporte é um caminho de inclusão para todos, sem distinção de gênero, e reforça nosso compromisso com a educação integral, que vai além da sala de aula. Essas medalhas são resultado do esforço e dedicação de cada atleta e de toda a equipe que os apoia. Continuaremos incentivando a prática esportiva em nossas escolas por meio do Seduc Esportiva, pois acreditamos que o esporte é essencial para a formação de cidadãos melhores”, afirmou o gestor.
A participação dos atletas piauienses nos JEBs foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e a Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi), que garantiram o transporte aéreo para os 132 atletas da rede estadual, além de custear as passagens dos estudantes das redes municipais e privada, dos técnicos e dirigentes. Os demais custos foram cobertos pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), organizadora do evento.