-
Silvio Mendes vai pedir ao TCE a suspensão de licitação de quase R$ 300 milhões
-
Pacote de corte de gastos está pronto para ser anunciado
-
João Vicente Claudino vai se filiar ao Solidariedade em fevereiro
-
Marcelo Castro e Júlio César se reúnem, e PSD segue na disputa por vaga no Senado
-
Homem é executado a tiros na frente da mulher e dos filhos em Nazária
Wellington Dias defende união da América Latina e do Caribe para avanços de políticas sociais
Divulgação
O XVI Fórum Ministerial para o Desenvolvimento na América Latina e no Caribe, intitulado "Resiliência em Ação: Políticas Sociais para Enfrentar Incertezas na América Latina e no Caribe", está sendo realizado em Bridgetown, capital de Barbados. O evento reúne representantes de diversos países da região para debater as políticas sociais diante de desafios como mudanças socioeconômicas, crises ambientais e os impactos duradouros da pandemia de COVID-19. O ministro brasileiro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participa ativamente dos debates.
Compartilhamento
Nesta quarta-feira (30), o ministro Wellington Dias discutiu o “Desenvolvimento Social da Aliança dos Sistemas de Proteção Social Resilientes”. Durante a reunião, os representantes compartilharam experiências sobre os avanços e desafios nas políticas de proteção social. Wellington Dias destacou que as recentes crises econômicas e de saúde têm afetado a renda e o bem-estar da população, aumentando a necessidade de ações eficazes para a proteção social.
Clima
O ministro também abordou a crescente frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como enchentes e secas, que impactam diretamente a segurança alimentar e a habitação. Ele ressaltou que o Brasil está investindo anualmente em medidas preventivas para lidar com desastres naturais, refletindo um compromisso regional com o desenvolvimento humano e a inclusão social.
Aliança Global
Wellington Dias enfatizou a importância da construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que visa melhorar as condições de acesso aos países em desenvolvimento mais afetados. Ele convidou todos os países presentes no fórum a se unirem a esta aliança, ressaltando a necessidade urgente de superar a lacuna de financiamento em áreas-chave como a proteção social.
Bilateral
Durante o evento, o ministro brasileiro também teve uma reunião bilateral com a ministra do Desenvolvimento Humano e Inclusão Social da Costa Rica, Yorleni Léon Marchena. Eles compartilharam experiências sobre políticas sociais, com Wellington Dias expressando interesse nas iniciativas da Costa Rica que integram desenvolvimento social, educação e tecnologia, além de focar em grupos vulneráveis.
Evento
O Fórum Ministerial, organizado pelo governo de Barbados com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), proporciona um espaço para discutir e identificar soluções para os novos desafios da região. A edição deste ano do evento ocorre até sexta-feira (1º de novembro) e aborda questões fundamentais como gestão social, inclusão de jovens e financiamento de políticas sociais, com ênfase em como essas ações podem construir resiliência em tempos incertos.