-
Rafael Fonteles anuncia concurso com mil vagas para SESAPI em 2025
-
Governador assina memorando com escolas de tecnologia em Portugal para intercâmbio de estudantes piauienses
-
Alepi autoriza viagem de Rafael Fonteles a Portugal; governador se ausentará por 4 dias
-
Silvio Mendes anuncia secretariado para 2025 com perfil técnico e redução de secretarias
-
Lucy Soares comenta possível disputa política entre as filhas nas eleições de 2026
Divulgação
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 36ª Promotoria de Justiça, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), vão realizar o evento de lançamento do projeto “Ábaco – Abrindo as Contas” no auditório do TCE no dia 20 de junho a partir das 9h. Esse evento vai contar com diversas palestras focadas no incentivo à fiscalização de recursos públicos.
O objetivo do projeto “Ábaco – Abrindo as Contas” é trazer aos cidadãos o conhecimento das ferramentas que existem na internet sobre acompanhamento e fiscalização dos orçamentos, além de incentivar a discussão sobre os orçamentos (com foco na prioridade na alocação de recursos), melhorar os portais de transparência de órgãos públicos e apresentar mecanismos de acompanhamento orçamentário por meio do Power B.I. Essas práticas são para que o cidadão e a sociedade civil organizada tenham informações e detalhes sobre as despesas públicas rapidamente.
Alguns dos parceiros do projeto são o Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (Cacop), a Assessoria de Planejamento e Gestão do MPPI (Assesplages) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).
A Palestra “O Papel do MP na Concretização Democrática do Orçamento”, ministrada pelo promotor de Justiça do MPDFT Rubin Lemos, vai ser realizada no auditório da Sede Leste do MPPI, no dia 21 de junho às 9h. O alvo das ações são o público-alvo integrantes do Ministério Público e ela quer integrar as atividades do projeto.