-
Rafael Fonteles anuncia concurso com mil vagas para SESAPI em 2025
-
Governador assina memorando com escolas de tecnologia em Portugal para intercâmbio de estudantes piauienses
-
Alepi autoriza viagem de Rafael Fonteles a Portugal; governador se ausentará por 4 dias
-
Silvio Mendes anuncia secretariado para 2025 com perfil técnico e redução de secretarias
-
Lucy Soares comenta possível disputa política entre as filhas nas eleições de 2026
Divulgação
Silvio Mendes (União Brasil) foi eleito prefeito de Teresina. Em segundo lugar, ficou o candidato do PT, Fábio Novo. O atual prefeito, Dr. Pessoa (PRD), terminou na terceira posição.
Silvio Mendes reassumirá a prefeitura da capital no dia 1º de janeiro, tendo o deputado estadual Jeová Alencar como vice-prefeito. Entre os principais desafios de sua gestão estão melhorias no transporte público e na saúde.
PERFIL
Silvio Mendes, natural de Campo Maior, é filho de uma família católica e desde cedo manifestou interesse em diversas áreas, como caminhoneiro, padre e médico. Estudou em instituições tradicionais como o Ginásio Santo Antônio, em Campo Maior, e o Liceu Piauiense, em Teresina, até ingressar na Universidade Federal de Pernambuco, onde se formou em Medicina. Posteriormente, se especializou em ortopedia e traumatologia na Universidade de São Paulo.
Mendes construiu uma sólida carreira na área da saúde, atuando como médico no Hospital Getúlio Vargas e no Ministério da Saúde. Além disso, acumulou uma vasta experiência administrativa, exercendo o cargo de Secretário Municipal de Saúde de Teresina por 12 anos, durante as gestões de Wall Ferraz, Francisco Gerardo e Firmino Filho. Ele também foi eleito e reeleito prefeito de Teresina entre 2004 e 2010, com uma popularidade que atingiu 92% de aprovação ao final de sua administração.
Casado com a neurologista Maria Inês, com quem tem três filhas, Silvio Mendes é membro de importantes entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e o Conselho Regional de Medicina do Piauí. Ele também presidiu a Associação Piauiense de Medicina e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, além de ser membro titular do Conselho Nacional de Saúde por dois mandatos.
Agora, ao voltar ao comando da capital piauiense, Mendes traz consigo a promessa de retomar uma gestão focada na saúde pública e na qualidade de vida dos teresinenses, áreas em que sua atuação já foi amplamente reconhecida.