-
Rafael Fonteles anuncia concurso com mil vagas para SESAPI em 2025
-
Governador assina memorando com escolas de tecnologia em Portugal para intercâmbio de estudantes piauienses
-
Alepi autoriza viagem de Rafael Fonteles a Portugal; governador se ausentará por 4 dias
-
Silvio Mendes anuncia secretariado para 2025 com perfil técnico e redução de secretarias
-
Lucy Soares comenta possível disputa política entre as filhas nas eleições de 2026
Divulgação
O pré-candidato a prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), negou, junto à imprensa da capital, que seja apoiado politicamente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A negativa veio diante da confirmação da vinda de Bolsonaro a Teresina, no próximo mês de maio. “Neste dia (da vinda de Bolsonaro), tenho até uma viagem para São Paulo”, informa o pré-candidato, justificando sua ausência na recepção ao ex-presidente.
A negativa causou estranheza no meio político porque, na campanha presidencial e para governador, em 2022, Sílvio concedeu várias entrevistas em que declarava apoio ao então presidente da República, Jair Bolsonaro, inclusive numa coletiva com toda a imprensa de Teresina, após os resultados da urnas, no primeiro turno, quando Sílvio perdeu a eleição para Rafael Fonteles, para o Governo do Estado, e disse, categoricamente, que ele e seu grupo político apoiariam, no segundo turno, para Presidente, Jair Bolsonaro.
A recusa de Sílvio ao apoio de Bolsonaro se dá, segundo fontes ligadas ao pré-candidato, pela rejeição que o ex-presidente enfrenta no eleitorado teresinense, e no piauiense, como um todo. Essa leitura de que Sílvio é do “time de Bolsonaro” contrariaria, portanto, as aspirações políticas de Mendes, que disputará a prefeitura de Teresina este ano, tendo como principal adversário o deputado Fábio Novo, do PT, que tem o apoio do governador Rafael Fonteles e do presidente Lula, ambos bem aprovados pelo eleitorado local.
Além das declarações dadas à imprensa em 2022, outro fato que dificulta a estratégia de se distanciar de Bolsonaro, adotada por Sílvio, é o fato de o senador Ciro Nogueira, que foi ministro-chefe da Casa Civil, no governo passado, ser um dos principais apoiadores e avalizadores da pré-candidatura de Sílvio à prefeitura de Teresina. Ciro é outro que também sofre severa rejeição do eleitorado da capital e que, estrategicamente, não tem aparecido na pré-campanha de Sílvio para não prejudicar o pré-candidato.
Veja, abaixo, vídeo em que o hoje pré-candidato a prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, no dia 6 de outubro de 2022, declara apoio ao presidente Jair Bolsonaro, na época, candidato à reeleição