-
Rafael Fonteles anuncia concurso com mil vagas para SESAPI em 2025
-
Governador assina memorando com escolas de tecnologia em Portugal para intercâmbio de estudantes piauienses
-
Alepi autoriza viagem de Rafael Fonteles a Portugal; governador se ausentará por 4 dias
-
Silvio Mendes anuncia secretariado para 2025 com perfil técnico e redução de secretarias
-
Lucy Soares comenta possível disputa política entre as filhas nas eleições de 2026
Divulgação
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, recebeu na última segunda-feira, 29, uma comitiva da Embaixada do Japão no Brasil, no Palácio de Karnak, em Teresina (PI). O principal objetivo da visita é os laços entre o Piauí e o país asiático. A reunião culminou em uma coletiva de imprensa, na qual o governador e o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, participaram.
Durante a coletiva, Hayashi destacou a importância do Brasil como parceiro para o Japão, incluindo o papel significativo desempenhado pelo Piauí nesse processo. Ele mencionou parcerias existentes com empresas nas áreas de fibra óptica, tecnologia e agronegócio, expressando o desejo de expandir os laços econômicos.
O governador Rafael Fonteles ressaltou a parceria educacional entre Japão e Piauí, que já perdura por duas décadas. Ele revelou que o governo japonês financia bolsas para que brasileiros estudem no Japão, sendo o Piauí o estado que mais enviou estudantes para graduação ou pós-graduação ao longo desse período. Fonteles expressou a intenção de aprofundar essa relação, buscando apoio para enviar mais estudantes ao Japão.
Este encontro diplomático ocorreu dois meses após a missão de Rafael Fonteles no Japão em novembro do ano passado. Durante essa viagem, o Piauí celebrou três memorandos de entendimento nas áreas de energia eólica no mar, grãos e energias renováveis, com ênfase em hidrogênio verde.
Além do embaixador Teiji Hayashi, estiveram presentes na audiência Satoshi Morita, cônsul principal do Consulado do Japão em Belém; Takeya Eiji, segundo secretário da Embaixada do Japão no Brasil, e Akiko Sasaki, assessora do Consulado do Japão em Belém.