-
Rafael Fonteles anuncia concurso com mil vagas para SESAPI em 2025
-
Governador assina memorando com escolas de tecnologia em Portugal para intercâmbio de estudantes piauienses
-
Alepi autoriza viagem de Rafael Fonteles a Portugal; governador se ausentará por 4 dias
-
Silvio Mendes anuncia secretariado para 2025 com perfil técnico e redução de secretarias
-
Lucy Soares comenta possível disputa política entre as filhas nas eleições de 2026
Divulgação
O governador Rafael Fonteles reassumiu o cargo nesta segunda-feira (6), em solenidade realizada no Palácio de Karnak. Logo depois do ato solene, o governador concedeu coletiva de imprensa para apresentar os frutos da agenda na China, Japão e Coreia do Sul. A viagem aconteceu no período de 23 de outubro a 4 de novembro, cobrindo pautas importantes como hidrogênio verde, infraestrutura, educação e tecnologia. Foi assinado, ainda, estudos para implantação de um escritório da Investe Piauí na China.
Durante a coletiva, o governador explanou a respeito de como essas potências asiáticas se desenvolveram a partir de investimentos na área de tecnologia e educação e como pretende aplicar esse modelo de desenvolvimento aqui no Piauí.
“São países que décadas atrás eram pobres, destruídos por guerras e que conseguiram se tornar potências econômicas mundiais a partir do investimento em educação e tecnologia, é esse modelo que queremos implementar aqui no Piauí. Esse é o grande legado que queremos deixar para o Piauí”, defendeu Fonteles, que apresentou as áreas em que a missão foi buscar investimentos e parcerias.
“Foi uma viagem muito produtiva. Tivemos encontros com representantes de gigantes globais da tecnologia, da engenharia, da educação e de outras áreas, conhecemos experiências inovadoras e bem-sucedidas em vários setores e estamos dispostos a trazê-las para o Piauí, para melhorar a gestão e fazer nosso estado se desenvolver ainda mais.”, detalhou Rafael.
Principais resultados da viagem internacional
Transição energética e hidrogênio
Um dos pontos chaves para a atração de investidores internacionais são as potencialidades energéticas do Piauí. Durante a missão, Rafael se reuniu com grandes empresas asiáticas que trabalham e investem na transição energética e hidrogênio verde. Na China, visitou a Zona Internacional de Demonstração em Energia e Hidrogênio Verde, em Pequim; onde concentra 170 empresas que trabalham na pesquisa e desenvolvimento de energias limpas. A comitiva visitou também a Shizen Energy Group, que já opera no Brasil; lá foi assinado um Memorando de Entendimento (MOU) para avanço nos investimentos no valor de R$ 25 bilhões em implementação de projeto offshore no Piauí.
Já no Japão, foi realizada uma visita a Toyota Nagoya e Tsusho onde foram apresentadas as potencialidades piauienses no âmbito da transição energética e geração de hidrogênio verde aos investidores.
A Toyota de Tsusho é reconhecida pela forte atuação no setor de grãos e energias renováveis. A comitiva se reuniu ainda na sede da Toyo Engineering Corporation, onde foram discutidas oportunidades para a produção de hidrogênio verde e amônia no Piauí, especialmente no contexto do Projeto Intermodal do Vale do Piauí.
Na Coreia, a comitiva visitou as sedes da Hyundai e H2Korea, onde foi possível observar as estratégias de mudança na produção de veículos, além da assinatura de memorandos para o comprometimento para parcerias e investimentos no Piauí.
Infraestrutura
Na China, a comitiva se reuniu com a China Communications Construction Company (CCCC), uma das maiores construtoras do país, onde foi possível discutir o projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba. A CCCC demonstrou interesse no projeto e também na importação de commodities do Piauí, como cana de açúcar e minério de ferro. Foi assinado também um MOU com a Genertic International, uma companhia de engenharia, para projetos no Piauí.
Ainda na China, foi realizada uma visita à Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen, o porto mais automatizado da China; lá foi discutido com representantes da Zona de Livre Comércio parceria para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos, comércio offshore e economia digital, tendo a ZPE do Piauí e o Porto de Luís Correia como parceiros.
Potencialidades minerais
Reunião na sede da Hebei Iron and Steel Group Co (HBIS), uma das maiores indústrias de aço do mundo. Destaque para a apresentação das potencialidades minerais do Piauí e para proposta de instalação de uma indústria de beneficiamento de minério de ferro da HBIS no estado. HBIS expressou interesse em uma possível nova siderurgia verde no estado.
Banco dos BRICS
O governador se reuniu também com a presidente dos BRICS, Dilma Rousseff, e a equipe do New Development Bank (NDB), o banco dos BRICS, para articular possíveis investimentos do banco em projetos de infraestrutura do Piauí, em especial do Projeto do Intermodal.
A assinatura de três Memorandos de Entendimento marcou o ponto alto do encontro entre o governador Rafael Fonteles e o governador da Província de Fujian, Zhao Long. Os acordos celebram a amizade entre Fujian e Piauí, parceria entre o Porto de Xiamen e o Porto de Luis Correia e entre a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen e a ZPE de Parnaíba.
No Japão, a comitiva se reuniu com a Sumitomo Corporation, empresa japonesa com atuação na metalurgia, energia, tecnologia e infraestrutura, incluindo operações no Brasil. foi apresentado o projeto do Porto de Luís Correia e as potencialidades em energias renováveis no Piauí.
O governador se reuniu também com representantes da Agrex do Brasil, subsidiária da Mitsubishi Corporation, foram destacadas as oportunidades de negócios na construção de um terminal portuário para transporte de grãos e amônia/fertilizantes, com ênfase na transição energética.
Tecnologia para educação e segurança
Outro ponto de destaque da missão Ásia foi o contexto da aplicação da tecnologia nas áreas da educação e segurança pública. Na China, o governador visitou o Huawei Beijing Exhibition Center, da gigante mundial de tecnologia Huawei. A comitiva conheceu inovações tecnológicas e tendências em telecomunicações e cidades inteligentes, além de soluções nas áreas de educação, segurança pública, saúde e inteligência artificial.
Já no Japão, a comitiva realizou visita à Universidade de Tóquio, onde foi possível conhecer as iniciativas na área de inovação tecnológica e startups e explorar possíveis acordos de cooperação internacional.
Na Coreia do Sul, o governador visitou o Korea Vocational College of Information & Technology, considerado a principal instituição de ensino técnico da Coreia do Sul. O foco da visita foi a apresentação da instituição e do projeto educacional do Piauí, que visa formar programadores com uma abordagem de educação integral e técnica. Foi assinado Memorando de Entendimento para cooperação entre a escola e o Governo do Piauí.
A RIIID utiliza a inteligência artificial (IA) para oferecer aprendizado personalizado para mais de 2,5 milhões de usuários no Japão e na Coreia do Sul. A reunião teve como foco a possibilidade de cooperação entre a RIIID e a rede estadual de ensino do Piauí para aproveitar o potencial de IA na educação.
A comitiva visitou ainda o Sistema de Segurança Pública de Seul, que usa a tecnologia como uma grande aliada para o controle dos índices de violência e vigilância no trânsito. Essa iniciativa permite a integração das diversas ações na área de segurança pública, modelo que o governo está implementando no Piauí.