Política

Prefeito no Piauí pode ficar inelegível após irregularidades em licitação

O MP pede que o prefeito tenha seus direitos políticos suspensos por seis anos

Prefeito Zé Luiz do Frango

Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Batalha, apresentou uma Ação Civil Pública contra o prefeito Zé Luiz do Frango e representantes da empresa V. M. Leite Filho, que presta serviços de oficina. A ação foi motivada por irregularidades em um procedimento licitatório que favoreceu exclusivamente essa empresa.

De acordo com o documento assinado pelo promotor de Justiça Jaime Rodrigues, o procedimento licitatório deveria ter envolvido outras duas empresas vencedoras em diferentes lotes, mas essas empresas não foram convidadas a participar da licitação.

Apesar da homologação do resultado do Pregão Presencial n° 009/2021, que elegeu duas empresas vencedoras, o gestor municipal celebrou contrato apenas com a empresa V. M. Leite Filho.

O Ministério Público considerou essa prática como um ato de improbidade administrativa, gerando prejuízos ao erário, pois os procedimentos corretos da licitação não foram seguidos, resultando em perda patrimonial para o município e sua população, que poderiam ter obtido um contrato mais vantajoso.

O promotor também relatou que, após apenas três meses do contrato firmado, o valor pago à empresa foi aumentado em 25%.

Diante disso, a Promotoria solicita a condenação dos representantes da empresa por ato de improbidade administrativa, com o pagamento de multa correspondente ao valor do dano causado. Além disso, requer que o prefeito de Batalha seja condenado a ressarcir o município e tenha seus direitos políticos suspensos por seis anos.

Fonte:conecta piaui