-
Rafael Fonteles anuncia concurso com mil vagas para SESAPI em 2025
-
Governador assina memorando com escolas de tecnologia em Portugal para intercâmbio de estudantes piauienses
-
Alepi autoriza viagem de Rafael Fonteles a Portugal; governador se ausentará por 4 dias
-
Silvio Mendes anuncia secretariado para 2025 com perfil técnico e redução de secretarias
-
Lucy Soares comenta possível disputa política entre as filhas nas eleições de 2026
Parlamentares do Piauí são empossados hoje na Assembleia, Câmara e Senado
A cerimônia de condução dos deputados estaduais eleitos em 2 de outubro de 2022 inicia às 11h, no Plenário da Assembleia Legislativa.
Divulgação
Os parlamentares eleitos pelo Piauí serão empossados nesta quarta-feira, 01 de fevereiro, na Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado. A cerimônia de condução dos deputados estaduais eleitos em 2 de outubro de 2022 inicia às 11h, no Plenário da Assembleia Legislativa.
Em seguida será realizada a eleição da Mesa Diretora para os biênios 20023/2025 e 2025/2027. No dia 2 de fevereiro, às 9h, na Avenida Marechal Castelo Branco, em frente a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, acontece a revista à tropa pelo presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT). Em seguida será realizada a foto oficial dos 30 deputados estaduais empossados para a 20º Legislatura (2023- 2027) e o início da sessão especial de instalação da abertura da 1° Sessão Legislativa com a leitura da Mensagem do governador do Piaui, Rafael Fonteles.
Na Câmara Federal, serão empossados os dez eleitos pelo Piauí, a sessão está marcada para as 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães. No mesmo dia, às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.
No dia seguinte (2), às 15 horas, haverá uma sessão solene para inaugurar os trabalhos legislativos da nova legislatura. Os blocos partidários determinam a composição da Mesa. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Os cargos são distribuídos entre os partidos integrantes de cada bloco. Se preferirem, os partidos podem atuar sozinhos, sem integrar nenhum bloco.
Por fim, no Senado, Wellington Dias (PT) toma posse a partir das 15 horas. Os mandatos são deoito anos e vão até fevereiro de 2031.