-
Silvio Mendes vai pedir ao TCE a suspensão de licitação de quase R$ 300 milhões
-
Pacote de corte de gastos está pronto para ser anunciado
-
João Vicente Claudino vai se filiar ao Solidariedade em fevereiro
-
Marcelo Castro e Júlio César se reúnem, e PSD segue na disputa por vaga no Senado
-
Homem é executado a tiros na frente da mulher e dos filhos em Nazária
Pactos pelo Piauí reúne mais de 200 prefeitos; foco é 'trazer dinheiro e melhorar eficiência do gasto', diz governador
Divulgação
Nesta quinta-feira (21), Teresina foi palco da primeira edição do evento "Pactos pelo Piauí", que reuniu mais de 200 prefeitos eleitos e reeleitos em 2024. Organizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (Appm), o encontro teve como objetivo promover o fortalecimento das parcerias entre os Executivos estadual, federal e municipais, com foco na eficiência dos gastos públicos.
Durante o evento, gestores municipais participaram de debates sobre políticas públicas em áreas estratégicas como educação, saúde, meio ambiente, segurança, trânsito e tecnologia. O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou a importância do planejamento para uma gestão pública de qualidade.
"A gente tem que estar preocupado com duas coisas: trazer mais dinheiro para o estado e melhorar a eficiência do gasto público. Priorizar o que tem que ser priorizado para a gente não perder tempo com aquilo que não funciona e aplicar mal o dinheiro público. Os pactos são para aquilo que comprovadamente funcionam", afirmou o governador.
Fonteles também ressaltou que o momento é propício para os novos gestores planejaram como captar recursos e implementar suas metas. "O Piauí larga na frente. É o momento do gestor que está cheio de planos e metas, cheio de compromissos com o povo, poder ver o apoio que o governo federal e o governo estadual podem oferecer ao seu município", declarou.
Carta de intenções e Fórum da Rede de Parcerias 2025
Um dos destaques do encontro foi a assinatura de uma carta de intenções, simbolizando a adesão dos prefeitos às ações propostas em áreas estratégicas. Também foi anunciado o lançamento do Fórum da Rede de Parcerias 2025, que pretende consolidar esforços conjuntos em benefício do desenvolvimento sustentável dos municípios piauienses.
Áreas estratégicas dos pactos colaborativos
O evento apresentou sete áreas prioritárias que farão parte dos pactos colaborativos, reforçando o compromisso dos gestores com políticas públicas eficazes e sustentáveis.
Com essa iniciativa, o Governo do Piauí busca liderar um movimento de inovação e eficiência na gestão pública, visando atender às demandas da população e impulsionar o desenvolvimento do estado.