-
Rafael Fonteles anuncia concurso com mil vagas para SESAPI em 2025
-
Governador assina memorando com escolas de tecnologia em Portugal para intercâmbio de estudantes piauienses
-
Alepi autoriza viagem de Rafael Fonteles a Portugal; governador se ausentará por 4 dias
-
Silvio Mendes anuncia secretariado para 2025 com perfil técnico e redução de secretarias
-
Lucy Soares comenta possível disputa política entre as filhas nas eleições de 2026
Roberta Aline/MDS
Em discurso remoto, durante a reunião da força-tarefa do G20 em Teresina, nesta quarta (22),a primeira-dama da República, Janja Silva, demonstrou otimismo com os rumos do pais no combate a fome e a pobreza. Durante sua fala a ativista social enalteceu os programas sociais desenvolvidos por Lula, como o Fome Zero, o Bolsa Família e o Luz para todos.
Desde o início do governo Lula, Janja tem assumido um papel de interlocução, como uma espécie de porta-voz do presidente. A socióloga citou a cidade de Guaribas como exemplo da aplicação das políticas.
Janja cobrou uma atuação mais efetiva dos países de primeiro mundo.
“O governo brasileiro desenvolveu vários programas de transferência de renda e combate a pobreza. Podemos citar a alimentação escolar para todas as crianças das escolas brasileiras e também o incentivo aos produtores rurais e o fomento a agricultura familiar, o Fome Zero, o Bolsa-família dentre outr. A fome e a pobreza são desafios que perpassam o nosso tempo e atravessam fronteiras, não sendo um desafio só do nosso país, é uma emergência global”, destacou a primeira-dama”, afirmou a primeira-dama.
Por fim a ativista social lembrou da necessidade de políticas para as mulheres em regiões de vulnerabilidade.
“Hoje 735 milhões ainda passam fome e 2,3 bilhões estão em situação de insegurança alimentar. 60% dessas pessoas são mulheres e meninas. Em regiões com conflitos armados e mudanças no clima, essa disparidade no acesso a alimentação é ainda mais profunda. Desejo que a reunião seja muito proveitosa, com resultados e compromissos efetivos”, finalizou