-
Rafael Fonteles anuncia concurso com mil vagas para SESAPI em 2025
-
Governador assina memorando com escolas de tecnologia em Portugal para intercâmbio de estudantes piauienses
-
Alepi autoriza viagem de Rafael Fonteles a Portugal; governador se ausentará por 4 dias
-
Silvio Mendes anuncia secretariado para 2025 com perfil técnico e redução de secretarias
-
Lucy Soares comenta possível disputa política entre as filhas nas eleições de 2026
Governador Rafael Fonteles defende segurança alimentar nas constituições durante G20 Social
Divulgação
O governador Rafael Fonteles (PT) destacou em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (20) a importância de incluir o direito à segurança alimentar e nutricional nas constituições dos países. Sua declaração ocorreu durante a abertura do G20 Social, evento focado em propostas globais para combater a fome e a pobreza. Fonteles enfatizou que a segurança alimentar deve ser uma política de Estado, refletida nas legislações nacionais.
A Constituição brasileira já contempla políticas públicas voltadas para a redução da desigualdade, e o ministro Wellington Dias afirmou que o presidente Lula entende a necessidade de uma aliança global para o combate à fome. Dias também ressaltou os avanços do Piauí no desenvolvimento humano, mencionando que o índice de desenvolvimento humano (IDH) do estado passou de 0,4 para 0,7 nos últimos 20 anos, atraindo a atenção de mais de 50 delegações internacionais.
O evento conta com a participação de Marcio Macedo, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Luciana Servo, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Antônio Claret, diretor do FGV Social e pesquisador do PNUD, apresentará dados sobre a redução das desigualdades sociais no Piauí nas últimas duas décadas.
A capital Teresina sediará reuniões com mais de 50 delegações internacionais na quarta (22) e quinta-feira (23), com discussões focadas em combate à fome, mudanças climáticas e governança sustentável. O G20 Social é uma oportunidade para compartilhar experiências bem-sucedidas e discutir soluções para questões globais de desigualdade.