-
Rafael Fonteles anuncia concurso com mil vagas para SESAPI em 2025
-
Governador assina memorando com escolas de tecnologia em Portugal para intercâmbio de estudantes piauienses
-
Alepi autoriza viagem de Rafael Fonteles a Portugal; governador se ausentará por 4 dias
-
Silvio Mendes anuncia secretariado para 2025 com perfil técnico e redução de secretarias
-
Lucy Soares comenta possível disputa política entre as filhas nas eleições de 2026
Franzé Silva defende PEC para garantir recursos para saúde no Piauí
Franzé Silva esteve hoje reunido com representantes das instituições de saúde
Divulgação
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), defendeu, nesta segunda-feira (17), apresentação de Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) para garantir, com força constitucional, recursos para instituições filantrópicas que cuidam da área da saúde no Estado.
"Precisamos encontrar uma saída definitiva para o sistema de saúde das santas casas e instituições filantrópicas. Queremos discutir, na Assembleia Legislativa, uma Proposta de Emenda à Constituição do Piauí que assegure, constitucionalmente, fonte permanente de receita para essas entidades na área da saúde", defende o presidente da Alepi.
A ideia do deputado Franzé foi apresentada por ocasião de encontro, no Hospital São Marcos, em Teresina, com a Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida (APCCAA); Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB); e Federação das Santas Casas de Misericórdia e Entidades Filantrópicas do Piauí.
Essas entidades alegam dificuldades para captação de recursos para manutenção de suas atividades no Estado, destacando, especialmente, o tratamento do câncer. "Vamos amadurecer essa ideia, diante do quadro que se tem todo ano, dessas entidades lutando por conta da dificuldade de conseguir recursos", assinala Franzé Silva.
Emendas e orçamento
Em 2022, o deputado Franzé Silva colocou emenda parlamentar doando o valor de R$ 300.000 para o Hospital São Marcos, que cuida de pessoas com câncer em Teresina, atendendo à demanda de todo o Piauí e outros estados. Como relator do Orçamento 2023 na Alepi, o parlamentar também defendeu e acatou a inclusão de emendas com recursos para a oncologia no Piauí.