Política

Fábio Novo é oficialmente pré-candidato do PT à Prefeitura de Teresina

Divulgação

Na noite desta quarta-feira (30/08), o Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou a pré-candidatura de Fábio Novo à Prefeitura de Teresina. A decisão foi tomada durante uma ampla reunião no Centro de Teresina, na sede do Diretório Estadual do partido. Lideranças e deputados de outros partidos, que fazem parte da base aliada do Governo Rafael Fonteles, estiveram presentes. 

A escolha de Fábio Novo como pré-candidato já era esperada, especialmente após a reunião do Diretório Municipal realizada na noite anterior (29/08). Nessa reunião, foram discutidos os resultados de pesquisas encomendadas pelo partido, que indicaram Fábio Novo como a opção mais viável para disputar a Prefeitura. Apesar disso, o anúncio oficial foi agendado para o dia seguinte, conforme previamente acordado entre Fábio Novo e Franzé.

Fábio Novo expressou gratidão pelo apoio do partido e assegurou que irá colaborar com Franzé Silva. Ele destacou a camaradagem com Franzé e afirmou que, independentemente do resultado, estaria comprometido em trabalhar em conjunto. "Franzé é um grande companheiro, nós vamos caminhar juntos, eu sempre disse desde o começo, se o escolhido fosse o deputado Franzé, eu estaria com todo amor e carinho com ele, hoje o partido está escolhendo o nosso nome, e que agradeço com muita satisfação, isso aumenta a minha responsabilidade com a cidade", afirmou em entrevista.

Quem é Fábio Novo: 

Fábio Núnez Novo é natural da cidade de Bom Jesus, no extremo Sul do Piauí, situada a 635 Km da capital, Teresina. Nascido em 20 de julho de 1974, é filho de Eduvigis Novo Vásquez Núñez e Ramon Nuñez Losada, oriundos da Galícia, região da Espanha fronteiriça com Portugal.

A trajetória política de Fábio Novo iniciou aos 19 anos, quando foi eleito vereador na cidade de Bom Jesus. Ainda naquela cidade assumiu a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a vice-prefeitura, de 2005 a 2007.

É fundador e diretor da Rádio FM Cidade Comunitária Bom Jesus. Foi secretário geral da Associação de Radiodifusão Comunitária do Estado do Piauí (ARCEPI) no biênio 2000/2001; diretor-presidente do Jornal “O Cerrado” e assessor técnico da Secretaria de Interior e Assuntos Municipais do Governo do Estado, no período de novembro de 2000 a novembro de 2001.

É formado em Jornalismo pela Faculdade Santo Agostinho e Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Foi locutor da Rádio Gurgueia, em Bom Jesus, de 1985 a 1990, e estagiário na TV Timon (MA), de julho a dezembro de 2004. Integrou a equipe do jornal O Dia, jornal Diário do Povo e portal 180 Graus, em Teresina.

Fábio Novo foi presidente da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores no Piauí por dois mandatos consecutivos. Assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí, pela primeira vez, em 2008, como suplente do deputado estadual Olavo Rebelo. Em 2010, com um total de 24.022 votos, assumiu, como titular, o mandato de deputado estadual. Em 2014, foi reeleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, com 28.864 votos. Em 29 de junho de 2015 assumiu o cargo de secretário estadual de Cultura.

À frente da pasta, Fábio Novo se sobressaiu e foi reconhecido pela classe artística e pela opinião pública como o secretário mais atuante do governo Wellington Dias. Durante a sua gestão, as casas de cultura espalhadas pelo Estado foram reformadas e modernizadas. Novos espaços também foram construídos, tornando possível a descentralização de projetos consagrados, como Seis e Meia e Boca da Noite.

Em abril de 2018, Fábio Novo deixou a Secult e voltou para a Assembleia Legislativa do Piauí.